Submarino que jogou Brasil na I Guerra Mundial pode ter sido encontrado

0
461
IMPRIMIR
Submersível alemão desapareceu no oceano em janeiro de 1918 Foto: Desconhecido / Reprodução

Um mistério de quase um século pode estar próximo de ser solucionado. Mergulhadores acreditam ter encontrado no último domingo o submarino alemão U-93, responsável pelo afundamento do navio brasileiro Macau, no episódio que resultou na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial, em 1917. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 25, pelo jornal francês Ouest-France.

Em 18 de outubro de 1917, após torpedear o vapor brasileiro, o comandante do U-93, Helmuth Gerlach, exigiu que o capitão Saturnino Furtado de Mendonça e o taifeiro Arlindo Dias dos Santos subissem a bordo do submersível. Desde então, os dois brasileiros nunca mais foram vistos

O submarino foi encontrado a uma milha náutica de Penmarch, na costa francesa, a uma profundidade de 85 metros. A descoberta foi feita pela Expedição Scyllias. Curiosos sobre os comentários de pescadores locais, que diziam sempre enroscar suas linhas em algum objeto no fundo do mar em determinado ponto da costa, os mergulhadores decidiram investigar.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO SITE DO JORNAL ZERO HORA