NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil

0
11
IMPRIMIR
Entre os dias 3 e 11 de maio, o NOAA mantém a previsão de chuvas apenas no Sul, mas diminui a intensidade da precipitação também no Rio Grande do Sul. Neste período, o estado deve registrar chuvas entre 40mm e 60mm.

O Brasil está oficialmente entrando na temporada mais seca do ano. Apesar do outono, as temperaturas elevadas continuam chamando atenção e a massa de ar quente e seco favorece o declínio da umidade relativa do ar.

Segundo os dados mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), não há previsão de chuva significativa nos próximos 15 dias em boa parte do país.

No período entre 25 de abril e 3 de maio, o NOAA prevê chuvas apenas para o Sul do Brasil e com destaque para o Rio Grande do Sul que pode registrar acumulados de até 100mm no período. O mapa sinaliza condição para chuva entre áreas de Santa Catarina e Paraná, porém com volumes baixos.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, prevê o alerta amarelo de tempestade publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas.