Reduzir as emissões nos portos

0
563
IMPRIMIR

Como os portos podem reduzir as emissões para garantir um ar mais limpo e contribuir para a luta contra as mudanças climáticas? Primeiro, os portos precisam quantificar as emissões nos portos e, em seguida, precisam identificar medidas para reduzir de maneira econômica as emissões relacionadas aos portos. Uma parceria estratégica entre o projeto de eficiência energética GloMEEP executado pela IMO e a Associação Internacional de Portos e Portos (IAPH) está ajudando países selecionados a desenvolver inventários de emissões portuárias e, posteriormente, elaborar uma estratégia de redução de emissões portuárias.

Um novo pacote de workshop de três dias sobre “Prevenção e controle de emissões de ar do porto e da navegação” está sendo desenvolvido como parte da parceria estratégica GloMEEP-IAPH. O treinamento começará em maio de 2018 e será implementado nos dez países pilotos líderes que participam do projeto GloMEEP. As oficinas irão treinar os portuários sobre como desenvolver um inventário de emissões em um porto e, subsequentemente, como desenvolver uma estratégia para abordar as emissões dos portos, com base em dois guias técnicos que também estão sendo desenvolvidos ( Guia para avaliação de emissões nos portos ; e Guia para o desenvolvimento de estratégias de redução de emissões portuárias ).

O pacote de workshops foi elaborado para o pessoal portuário e visa aumentar a conscientização sobre a eficiência energética marítima a partir de uma perspectiva portuária e mostrar como o gerenciamento portuário, o desenvolvimento da infraestrutura portuária e os sistemas logísticos portuários contribuem para a eficiência energética e a qualidade do ar.

A equipe do GloMEEP, Astrid Dispert e Minglee Hoe, se reuniram (19 de março) com especialistas representando a IAPH, do Porto de Los Angeles, do Porto de Long Beach e do Starcrest Consultancy Group, para desenvolver ainda mais o pacote e os guias da oficina.

A consultora técnica GloMEEP Astrid Dispert descreveu o novo curso de treinamento e a colaboração entre o GloMEEP e a IAPH na 5ª Conferência Pacific Ports Clean Air Collaborative (PPCAC), organizada pelo Porto de Los Angeles, Estados Unidos (20 a 22 de março).

O GloMEEP é um projeto do GEF-UNDP-IMO destinado a apoiar a adoção e implementação de medidas de eficiência energética para o transporte marítimo, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo. Os países-piloto do projeto GloMEEP são: Argentina, China, Geórgia, Índia, Jamaica, Malásia, Marrocos, Panamá, Filipinas e África do Sul.