Quadrilhas importam toneladas de lixo para o Brasil

0
146
IMPRIMIR

A RECORD TV exibiu nessa semana uma excelente reportagem sobre a importação ilegal de lixo para o Brasil. Com o título “Quadrilhas importam toneladas de lixo para o Brasil e colocam segurança sanitária do país em risco”, o jornalista André Azeredo produziu uma reportagem especial de 10 minutos que mapeou as rotas das quadrilhas que importam lixo para o Brasil. Empresários europeus pagam fortunas para se livrar dessa carga indesejada, que inclui até material hospitalar usado.

Em 2009 denunciei esse caso em uma reportagem.Os documentos da carga de importação faziam referência à compra de polímeros de etileno, mas a carga era de lixo hospitalar, resíduos de banheiro químico, baterias, preservativos, seringas,remédios fora de validade e, pasme, fraldas sujas. Durante oito anos pesquisei e resumi o crime em um livro editado em 2016, “Toma Que o Lixo É Teu”. A história é sempre a mesma: a apreensão é feita e os importadores dizem que compraram plástico reciclado.O Brasil, ao contrário dos Estados Unidos, é signatário da Convenção da Basiléia, que proibe o tráfico ilegal de resíduos entre países e estabelece mecanismos de controle e consentimento prévio para importação e trânsito de resíduos perigosos.

O artigo 49 da lei n° 12.305/2010 proíbe a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos como os encontradosem vários portos brasileiros.Na minha opinião toneladas de lixo não atravessam o Atlântico se não houver quem despache de um lado e receba de outro. No Brasil, durante algum tempo, acreditou-se na presunção de inocência dos importadores. Felizmente, agora, o Ministério Público, em parceria com a Receita Federal, tem agido com firmeza.

Quem estiver interessado em adquirir meu livro é só entrar em contato pelo número 53 991 54 5262. O livro aborda ainda a poluição dos oceanos e o maior lixão eletrônico do Planeta.

ASSISTA A REPORTAGEM EXIBIDA NA RECORD TV

 

 

LEIA MAIS SOBRE LIXO NOS PORTOS BRASILEIROS

Porto de Santos recebe 68 contêineres com lixo de três países

O dia que o Brasil virou a lata de lixo do mundo rico

O Brasil na rota da importação irregular de lixo hospitalar

“Essa história não cheirou nada bem”/ Jornal Zero Hora-22.09