Práticos têm até o dia 15 para relatar condições de embarque

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Escada de quebra-peito e escada de quebra-peito combinada com escada de portaló são os principais dispositivos de transferência do prático da lancha para o navio e devem estar em acordo com a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Solas)

No último sábado (1/10), foi iniciada a pesquisa anual de segurança da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA). Até 15 de outubro, práticos em todo o mundo podem relatar as condições que encontram os arranjos de embarque e desembarque dos navios.

Em 2021, a entidade recebeu 3.322 relatórios, sendo 446 (13,43%) referentes a dispositivos instalados incorretamente ou malconservados, pondo em risco a vida do prático. Os defeitos mais comuns foram observados em escadas de quebra-peito (51,32%).

Escada de quebra-peito e escada de quebra-peito combinada com escada de portaló são os principais dispositivos de transferência do prático da lancha para o navio e devem estar em acordo com a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Solas).

Os práticos da América do Sul sempre têm participação expressiva na campanha, com destaque para os brasileiros, com melhor desempenho entre as praticagens de todos os países associados à IMPA. No ano passado, 45,57% dos relatórios mundiais vieram do continente.

– Nesse período do levantamento, devemos informar o estado dos arranjos de transferência em todas as manobras que realizamos, haja ou não defeito nos dispositivos. Somos responsáveis pela nossa própria segurança, aliás, não apenas durante a campanha – ressalta o diretor técnico da Praticagem do Brasil, prático Marcio Fausto.

A praticagem brasileira tem a facilidade de preenchimento do relatório da pesquisa por meio do aplicativo No Rumo Certo. A outra opção é por meio do site da IMPA: https://www.impahq.org/safety-campaign-2022

Especial Praticagem: os riscos dos embarques e desembarques em navios

https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticos-tem-ate-o-dia-15-para-relatar-condicoes-de-embarque/