A Câmara de Comércio Brasil – Panamá tem como objetivo impulsionar o comércio brasileiro de exportação. Hoje, como está essa relação comercial com o Panamá?
A relação comercial entre o Brasil e Panamá vem se incrementando de forma substancial já que o comércio entre ambos os países praticamente quadruplicou nos últimos 10 anos. O Panamá pela sua posição geográfica, sua economia dolarizada, e com a existência de Tratados Comerciais que o Brasil não possui, a presença do Canal do Panamá que concentra todo o comércio da região.que com as obras de ampliação vai proporcionar o crescimento exponencial deste intercâmbio comercial.
Como o Brasil pode colaborar em projetos de infra estrutura com o Panamá e vice-versa?
O Brasil já conta com uma forte presença no Panamá, através da construção de importantes obras de infra-estrutura como por exemplo, o projeto de saneamento da Cidade e a Baía do Panamá, a extensão da Cinta costeira que é um aterro no mar que abrigará uma via de concreto de 4 pistas. O país apresenta um grande crescimento no setor da construção e esta desenvolvendo o mercado em várias áreas, alimentação, medicamentos, mecanização, panificação, maquinaria pesada e industrial, entre outras áreas nas quais Brasil pode vir a suprir essa necessidade.
Quais as vantagens que uma empresa brasileira tem hoje ao investir no Panamá?
O Panamá é um país cuja economia esta baseada nos serviços, tem uma economia dolarizada, estabilidade política, social e econômica e possui leis que facilitam, fomentam e garantem os investimentos. Benefícios migratórios e laborais, com menores taxas e impostos. É um Centro Financeiro Internacional reconhecido a nível mundial, possui um enlace mundial de telecomunicações de fibra ótica, é o país de América Latina que tem o maior acesso creditício e tem qualificação de Inversão BBB. É o maior Hub Portuário de América Latina com 7 portos privados nos dois oceanos e o Hub Aéreo das Américas.
A ampliação do canal reduzirá os custos de transporte, afetando diretamente e de maneira positiva a logística Atlântico /Pacífico
O que está sendo feito para incrementar o comércio entre os dois países?
A Câmara Brasil-Panamá organiza e coordena missões empresariais, comerciais e governamentais, missões compradoras e vendedoras, entre ambos os países. Organiza Pavilhões Brasileiros para participar em Feiras no Panamá e vice versa, trazendo expositores para as feiras brasileiras. Promove o intercâmbio cultural, estimulando a viagem de estudantes brasileiros a visitas técnicas ou turísticas ao Panamá.
A ampliação do Canal do Panamá vai ocasionar um impacto no transporte marítimo internacional, em especial no segmento de contêineres, a partir do fim de 2014, quando, se espera, a expansão do canal esteja concluída. Essa ampliação pode beneficiar o Brasil e de que forma?
A Ampliação do Canal do Panamá permitirá o acesso de navios com maior capacidade de carga, os assim chamados: “Pospanamax”, ampliando a capacidade operacional dos atuais 320 milhões para 600 milhões de toneladas. Influenciando efetivamente, o setor de contêineres. Também reduzirá os custos de transporte, afetando diretamente e de maneira positiva a logística Atlântico /Pacífico.
Como estão os preparativos para a EXPO LOGÍSTICA?
A Expo Logística Panamá 2012 está praticamente pronta. Contando este ano com 250 módulos (um crescimento de 45% em relação a 2011). Nos quais empresas nacionais e internacionais irão expor produtos e serviços orientados às áreas de logística e transporte multimodal. Nesta VI versão da Feira estarão participando países como Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, México, Espanha, Guatemala, Argentina e Brasil que esse ano contará com a participação de da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e a Companhia dos Portos da Paraíba (DOCASPB). Se espera a geração de importantes negócios na área de logística e o incremento dos já existentes.
Mais informações no site http://www.expologistica.org/