Tecons terão scanners mais potentes a partir de 2025

0
97
IMPRIMIR
       A estimativa de aportes para a compra dos novos equipamentos é da ordem de R$ 200 milhões

A Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec) informou que seus associados estão executando um novo programa de investimentos para a compra de novos e mais potentes scanners, conforme os novos parâmetros estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal no ano passado. De acordo com a associação, que representa Tecons, estes novos equipamentos s de inspeção não invasiva estarão disponíveis para a operação a partir de 2025, contribuindo para a melhora da fiscalização e segurança do comércio externo.

A estimativa de aportes para a compra dos novos equipamentos é da ordem de R$ 200 milhões.A associação considerou oportuna a fala do secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, sobre a necessidade de manutenção da movimentação e produtividade dos terminais enquanto aumenta a amostragem de cargas sujeitas a inspeção não invasiva através dos equipamentos de scanners disponíveis nos terminais de contêineres.

Na última terça-feira (28), Cappelli disse que é preciso avançar na ampliação da amostragem de escaneamento de cargas no setor portuário, principalmente nos principais terminais de contêineres.
Ele ponderou que existe a preocupação de que as medidas não comprometam a movimentação de cargas e, consequentemente, a competitividade da atividade portuária. “Não é razoável nos portos de grande volume ter isso acontecendo em 100% das cargas, mas essa amostragem precisa escalar e ter a possibilidade de fazer a verificação de um número ainda maior de contêineres”, disse Cappelli, o Fórum de Portos – Desafios e Oportunidades nos Portos Brasileiros, promovido pela FGV Transportes e pela Amcham, no Rio de Janeiro.

Cappelli acrescentou que existe um compromisso de que não ocorram efeitos de redução da competitividade e de eficiência da atividade portuária e prometeu o estreitamento do contato com agentes portuários nos próximos meses. “É possível fazer isso ouvindo operadoras e autoridades portuárias, ampliando a segurança e, ao mesmo tempo, garantindo competitividade, sem afetar o objetivo final da atividade portuária”, afirmou. O secretário contou que a pasta pretende apresentar medidas que ampliem a segurança nos portos brasileiros antes de a GLO completar 50 dias.

O diretor-executivo da Abratec, Caio Morel, disse à Portos e Navios que os Tecons associados têm mantido intensa cooperação com as forças de segurança nacionais no atual estado de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em vigor desde o começo de novembro no Porto de Santos (SP) e em portos do Rio de Janeiro. “Paralelamente, a Abratec participa, desde o início do mês de novembro, do Programa de Autogestão Aduaneira, em cooperação com a Secretaria da Receita Federal, que tem o objetivo de aumentar a segurança aduaneira e das cargas nas áreas alfandegadas”, acrescentou Morel.

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/tecons-terao-scanners-mais-potentes-a-partir-de-2025