SCPAR Porto de Imbituba celebra 10 anos de atividades

0
131
IMPRIMIR
Em sua fala, o diretor-presidente da holding SCPAR, Alexandre Amim Salum Júnior, parabenizou os trabalhadores e todos os agentes que têm participado do progresso do Porto de Imbituba / Divulgação

A SCPAR Porto de Imbituba celebrou nesta quarta-feira, 14 de dezembro, 10 anos de atividades na administração do Porto Organizado de Imbituba. A Autoridade Portuária marcou a data com uma cerimônia que contou com a apresentação de um balanço da primeira década, reconhecimentos à comunidade portuária e a inauguração do Centro de Atividades Múltiplas do Porto.

No auditório lotado de colaboradores, representantes de empresas que atuam no Porto e autoridades, o diretor-presidente da Autoridade Portuária, Fábio Riera, discursou sobre a história do Porto e da empresa, destacando sua gratidão ao corpo técnico e elencando muitas conquistas destes 10 anos. Riera ressaltou o trabalho de qualificação da infraestrutura portuária, com investimentos de R$ 41,5 milhões ao longo destes anos de administração pública e previsão de investir R$ 244 milhões até 2027. Os resultados operacionais do complexo portuário, com crescimento de cerca de 230% no volume movimentado em relação a 2012 e a operação de mais de USS 11,6 bilhões em mercadorias também foram apontados pelo diretor-presidente, além dos prêmios e reconhecimentos, agenda ambiental e perspectivas para o futuro.

Em seguida, foi descerrada a placa de inauguração do CAM, que agora passa a se chamar Centro de Atividades Múltiplas Mauro de Souza Vieira. A nomeação foi escolhida por meio de um Concurso Cultural realizado em 2020 e, por votação popular, elegeu o trabalhador portuário para a homenagem. Mauro veio para Imbituba aproximadamente em 1947, onde trabalhou na Cia Docas como desenhista e topógrafo, dentre outras funções, até se aposentar, em 1987. Participou de grandes obras dos Cais 1, 2 e 3 e também do molhe de abrigo. Isabella Melendres, que inscreveu o avô no Concurso, recebeu a homenagem em nome da família.

O momento também foi de reconhecimento a pessoas e instituições atuantes no Porto de Imbituba, pela essencial contribuição para o crescimento e desenvolvimento do Porto. Foram homenageados: os arrendatários (CRB Operações Portuárias, Fertisanta, Santos Brasil, Serra Morena e Consórcio Sul Minas) e o sr. Gilberto Barreto, em nome de todos os operadores portuários e do Órgão Gestor de Mão de Obra de Imbituba. Também foi reconhecida a sra. Maria Zilá de Sousa Gil, que além integrar a crescente participação feminina no desenvolvimento e crescimento portuário, faz parte da agência marítima mais antiga de Imbituba, representando o reconhecimento a todas as agências marítimas que atuam no Porto. Ainda, foi homenageado o colaborador Jeremias da Rosa, que trabalhou na SCPAR Porto de Imbituba em toda esta primeira década, atuando na administração portuária durante a transição e passando no concurso público da empresa.