Para o brasileiro, o diabo é sempre o próximo

0
863
IMPRIMIR

O jornal Zero Hora na edição de sábado e de domingo, e a Revista Veja Especial de Santa Maria desnudam ( como diz o Ricardo AZEREDO) o drama de Santa Maria. ZH em sua edição de sábado:  ELA É A CAUSA, (FOTO DA ESPUMA) Logo abaixo:

MAS QUEM SÃO OS CULPADOS?

Evidente que a espuma não é o suficiente para apontar os responsáveis pelas inúmeras falhas que levaram ao desastre.

ZH DE DOMINGO. CAPA:

O PLANO QUE É UMA FARSA

O jornal teve acesso aos documentos que deveriam dizer tudo sobre prevenção de incêndio na boate e descobre que ele não diz nada. Ou seja: zero em prevenção.

 

A VEJA EM SUA CAPA:

NUNCA MAIS

Que em memória dos 235 jovens mortos de Santa Maria façamos um Brasil novo, onde ninguém mais seja vítima do descaso, da negligência, da corrupção de valores e da impunidade.Uma reportagem de 34 páginas que no seu interior tem a seguinte chamada: SOMOS TODOS SANTA MARIA. QUANDO O BRASIL VAI APRENDER?

Revista Época em sua edição de final de semana: O FUTURO ROUBADO DOS JOVENS DE SANTA MARIA.TÃO JOVENS, TÃO RÁPIDO, TÃO ABSURDO

Ambas as reportagens relatam o que todo mundo já sabia, mas com detalhes riquíssimos de uma reportagem muito bem apurada. Somos uma sociedade que pouco reage, essa é a verdade. Esperamos chegar o pior para depois ver no que vai dar. Pouco se pensa no coletivo, com raríssimas exceções. O cientista político e sociólogo Emil Sobottka da PUC-RS em entrevista ao jornal Zero Hora define bem tudo isso: para o brasileiro, o diabo é sempre o próximo: atribui aos outros posturas negativas que tem, mas jamais admite.Concordo. As pessoas tem que assumir suas responsabilidades, assumir seus erros. Vejam o que acontece com os interesses públicos, como a segurança, a educação e o trânsito? São simplesmente relegados.

O que mais temo nessa história toda é que tanta irresponsabilidade não será interrompida com o episódio de Santa Maria.Lamentável. Vamos ver as autoridades na TV(eles são atores e adoram TV) prometendo recursos e mais rigor nas leis, como sempre fazem. Vão fechar tanta boate e restaurantes (e que devem ser fiscalizados) que não vamos ter onde ir e depois  tudo voltará a ser como antes quando passar a comoção. E a incompetência e a irresponsabilidade vão continuar campeando esse Rio Grande afora.