Navio que promete economizar até 30% de combustível

0
587
IMPRIMIR
Por ERIK AZEVEDO / BLOG MERCANTE

A Teekay em cooperação com os estaleiros STX, já assinaram carta de intenções para construção de 16 navios “Eco-designe”, cada um no valor de 42 milhões de dólares

Como pode o designe de um navio influenciar no consumo de combustível? É exatamente isto que a Chalmers University em Gotemburgo, Suécia esta demonstrando com o desenvolvimento em conjunto com um time de especialistas em projetos de navios, juntamente com a DNV-GL; um navio que possa economizar até 30% de combustível, isso apenas com mudanças na arquitetura de seu casco e algumas mudanças na máquina e hélice. Devido as novas legislações ambientais que estão já entrando em vigor, e claro aumento considerável no preço do “bunker”, é prioridade para empresas inovadoras desenvolver e operar frotas mais eficientes. Dados estatísticos provam que o custo com combustível de um navio que foi construído em 1999, atinge 430% do valor do navio em 2012, ou seja, o que um navio consome durante sua vida útil ultrapassa muitas vezes o seu valor de construção.

Esse time de especialistas criou um novo conceito em navios tanques com avanços significativos que podem mudar em breve todo um conceito já estabelecido, esses navios que em primeiro lugar farão parte da frota da Teekay Corp. já conhecida com “One Spirit”, possuem três pontos chave.

Casco mais delgado e longo – 11% de redução no consumo, em condições de mar calmo. –Proa sem bulbo – 6% de redução, porem graças apenas ao formato do casco, aplicado apenas à tipos específicos de navios. –Propulsão mais eficiente – 11% de redução, combinação de um MCP (Motor Principal) mais potente e mais econômico, porem com menor RPM, e um eixo mais curto, combinado com hélice especial, 20% à mais de diâmetro,  e com apenas 3 pás com ângulos de ataque mais eficiente, além de adição do “Becker Mewis Duct®”.