LNG já é o combustível do presente nos navios – Mas e no Brasil quando vai rolar?

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por Erik Azevedo

Já não é mais nenhuma novidade que inúmeros navios pela Europa já utilizam o gás natural liquefeito como combustível primário. Algumas empresas alemãs, norueguesas e britânicas estão apostando pesado já há algum tempo no combustível, menor poluente, mais barato e abundante. Nas rotas comerciais no Mar Báltico, é comum os grandes “ferry’s” utilizarem apenas gás natural para alimentar suas turbinas. Estes navios desenvolvem alta velocidade chegando facilmente aos 30 nós. A frota da Color Line é um exemplo de eficiência bem como da DFDS.

 

 

Um “SuperSpeed” da Color Line para 1900 passageiros, 740 carros, 211 metros, e 27 nós graças as turbinas à gás – www.maritimejournal.com

Mas o gás natural migrou dos navios de “passageiros/veículos, para o offshore, a primeira empresa que começou no fim dos anos 90 foi o armador norueguês Eidesvik, quando lançou o “Viking Avant”, de lá pra cá outros navios do armador chegaram e com eles máquinas bi fuel, e até tri fuel. Hoje em dia todo armador europeu no offshore planeja investir neste combustível.