Jornalistas disparam críticas sobre o início do julgamento do mensalão

0
470
IMPRIMIR

 

Arnaldo Jabor comenta que o STF tem o dever manter a ordem democrática

 

Por Jacqueline Patrocinio / Portal Comunique-se

Não param de surgir análises sobre o julgamento do mensalão, iniciado nessa quinta-feira, 2. No telejornal SBT Brasil, a apresentadora Rachel Sheherazade deu sua opinião sobre o tema. Para ela, o Brasil está com sede de justiça e essa é a chance de provar que o poder judiciário é independente.

Para o comentarista político Carlos Chagas, o ex-ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ,Ricardo Lewandowski, tentaram “servir uma pizza” para a população, referindo-se à proposta de que o processo fosse desmembrado.

No Jornal da Globo, o comentarista Arnaldo Jabor citou Maquiavel como lema dos petistas durante o julgamento. “Os fins justificam os meios”, disse ao explicar que os mensaleiros querem diminuir a gravidade do fato alegando que trata-se “apenas de um crime eleitoral”. O jornalista falou da atuação do STF neste julgamento para manutenção da democracia.

Na CBN, Roseann Kennedy, Míriam Leitão e Wálter Maierovitch comentaram o assunto na manhã desta sexta-feira, 3. Kennedy Alencar explicou os pontos de vista da defesa e da acusação que estão interessadas, respectivamente, na aposentadoria do ministro Cezar Peluso e no impedimento de Dias Toffoli. Kennedy comentou também as estratégias da defesa e deu bastidores do julgamento.

A revista Veja está promovendo uma série de debates transmitidos ao vivo pela internet sobre o julgamento com os colunistas Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes, o historiador Marco Antonio Villa e o advogado Roberto Podval. Os vídeos ficam disponíveis no site da publicação.

Mônica Bergamo está em Brasília em cobertura para a Rádio Band News Fluminense (FM 94,9). Nesta manhã, ela falou sobre o clima de tensão entre os ministros Lewandowski e Joaquim Barbosa no fim da sessão. A jornalista conversou com os ministros, que trocaram farpas entre si, e explicou como é difícil prever o resultado deste julgamento, inclusive para o colegiado.