Ferrovia Norte-Sul ganha mais eficiência na operação

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Desde que assumiu a Ferrovia Norte-Sul, a VLI – empresa responsável pela circulação ferroviária entre Maranhão e Tocantins e pelo Terminal Portuário São Luís – investe na eficiência dos seus trens para aperfeiçoar a operação e tornar-se referência na logística brasileira. Como parte dessa estratégia, a companhia aumentou o limite de velocidade das composições que percorrem a Ferrovia Norte-Sul. A medida visa melhorar a performance logística, reduzindo o tempo do transporte de cargas e ampliando a capacidade.

De acordo com o gerente de Planejamento e Execução de Produção da VLI, Thiago Vinicius Lima, o ganho em rendimento total do sistema, após as aplicações em eficiência e ativos, foi de cerca de 100 mil toneladas de grãos por mês. “Os investimentos possibilitaram atender a uma demanda de transporte 20% superior nos meses de maior volume sem precisar da aquisição de vagões e locomotivas”, explica. Ainda segundo Lima, o acréscimo em velocidade também diminui custos com combustível e minimiza a necessidade de manutenção dos rodantes.

O Corredor Norte-Sul transporta, atualmente, grãos de milho, soja, farelo de sol, celulose, combustíveis, ferro gusa, manganês e escória de ferro. Com o aumento de velocidade e melhorias no processo, o ciclo do vagão foi reduzido em aproximadamente duas horas, dando agilidade ao transporte, fatores determinantes para o setor logístico brasileiro. Isso traz mais disponibilidade e confiabilidade para a via com total segurança operacional e da equipe.