Demanda aquecida por biodiesel no Nordeste consolida rota de cabotagem

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Vibra Energia pretende entregar mais de 50 milhões de litros do insumo em 2022 utilizando modal em sua logística de distribuição. Distribuidora afretou navio da Flumar para operação, que realizou 7 viagens na rota entre Rio Grande (RS) e Suape (PE).

A Vibra Energia pretende elevar em até 20% as entregas do biocombustível por cabotagem para o Nordeste em 2022, ultrapassando 50 milhões de litros. A companhia avalia que a demanda por biodiesel nos estados da região está aquecida. No passado, o carregamento total de biodiesel por cabotagem foi da ordem de 47.000 m³ (47 milhões de litros). De acordo com a distribuidora de combustíveis e lubrificantes, essa operação permitiu R$ 17 milhões de economia para seu caixa no custo logístico. A operação de biodiesel por cabotagem teve início em 2019 com a primeira viagem teste de cabotagem de B100, o que contribuiu com novas entregas no ano seguinte.

Em 2021, a empresa afretou um navio para esta operação, que realizou 7 viagens na rota entre os portos de Rio Grande (RS) e Suape (PE). A Vibra informou à reportagem que, após prospecção no mercado, contratou a empresa Flumar Transportes, do Grupo Odfjell, para realizar as operações de cabotagem de biocombustíveis. A empresa estima que cada navio substitui, em média, o equivalente a 200 caminhões das estradas.

A aposta da Vibra levou em consideração custos competitivos quando comparados aos custos do modal rodoviário e a redução das emissões de CO2. A empresa ressaltou que buscar modais mais eficientes e ambientalmente mais amigáveis está em suas diretrizes. Outro fator que influenciou a escolha desse modal, segundo a empresa, está relacionado à manutenção da garantia da qualidade do produto ao longo de todo o processo de transporte entre os portos da costa brasileira.

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/demanda-aquecida-por-biodiesel-no-nordeste-consolida-rota-de-cabotagem