David Souza, Gerente de Vendas da Schottel

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Por Portos e Navios

Há quanto tempo a Schottel do Brasil atua no mercado e onde e como (através de representação, fábrica) a empresa está instalada no país?

O Grupo Schottel atua no mercado por mais de 90 anos, com sede em Spay/Reno (Alemanha), pioneira na fabricação de propulsores azimutais, se empenhandono desenvolvimento, desenho, produção e venda de propulsão de azimutal e sistemas de manobras, bem como sistemas de propulsão com avaliações de força de até 30 MW para embarcações de todos os tamanhos e tipos. A área principal da aplicação de produtos SCHOTTEL é de embarcações que necessitam o máximo de manobrabilidade e confiança. As vendas e prestação de serviços ao redor do mundo são feitas pelas filias da SCHOTTEL e seus representantes.

A SCHOTTEL do Brasil conta com engenheiros e técnicos treinados em suas unidades de produção na Alemanha, e com seus modernos métodos para manutenção preventiva, comissionamento e reparos, tendo um estoque com peças nacionais e importadas à disposição. Estamos no Brasil a mais de 37 anos e mesmo em tempos de crise do setor não abandonamos nossos clientes. Atualmente contamos com escritório de projetos e vendas no Rio de Janeiro e de Serviço e Sobressalentes em Itajaí.

 

Qual é a sua avaliação sobre o mercado de sistemas de propulsão hoje no Brasil?

O mercado de propulsão hoje no Brasil está muito aquecido, a cada ano vemos a entrada de novos player tentando ganhar espaço no mercado, mas somente as empresas que investem em novas tecnologia,e que estão preocupadas com o meio ambiente e que tenham uma prestação de serviço rápida e de qualidade, assim como a Schottel, conseguiram se manter competitivos.

Estamos no Brasil a mais de 37 anos e mesmo em tempos de crise do setor não abandonamos nossos clientes

 Há algum tipo de gargalo que dificulte o aumento das vendas dos equipamentos no Brasil?

O Brasil possui grandes oportunidades no setor naval e offshore, impulsionado principalmente pela demanda por embarcações e equipamentos gerada pela exploração do pré-sal e por outros importantes projetos nacionais. Acredito que o grande gargalo hoje seja a alta carga de tributária que recai sobre quem produz ou pretende produzir equipamentos no Brasil, além da burocracia e os custos mais elevados de produção no país. Isto dificulta muito o aumento de conteúdo local do nossos propulsores, por exemplo muitas das nossas empresas parceiras, que fornecem partes para nossos equipamentos desistem de fabricar no Brasil devido a tais dificuldades encontradas aqui.

 Em relação à competitividade com outras empresas, como você analisa a concorrência?

A concorrência faz parte do negócio e é saudável para o mercado, ela nos impulsiona estar sempre aprimorando e desenvolvendoprodutos de alta tecnologia e a prestar um serviço de alta qualidade para mantermos nossos atuais clientes e conquistar novos, além disso nossa longa tradição no mercado, continuo treinamento e inovação em conjunto com o suporte que somos capazes de oferecer localmente, nos garante bom destaque no mercado.

Quais são as principais soluções oferecidas pela companhia?

A variedade atual de produtos SCHOTTEL abrange especialmente os trhusters azimutais: Rudderpropellers (SRP), Duplo Hélice (STP), Navegadores (NAV), Combi Drive(SCD) em versão de hélice única com bocal ou hélice duplo, SCHOTTEL RIM Thruster (SRT) e Jato de Bomba D’agua (SPJ). A SCHOTTEL também fornece hélice de passo controlável (SCP) e Propulsores Transversais (STT).

 Em relação ao aspecto tecnológico, os sistemas de propulsão vêm apresentando inovações tecnológicas ou isso não é uma constante?

Sim, as  inovações tecnológicas são sempre uma constante prova disso é novo sistema SCHOTTEL RIM Thruster (SRT) para embarcações de apoio a plataformas, superyachts e navegação de interior. Que apresenta como principais vantagens a redução dos ruídos, baixa vibração, alta eficiência, economia de espaço e peso, além de ser ecologicamente correto – esses são requisitos importantes a serem cumpridos por esses Propulsores para embarcações que operam com sistema de Posicionamento Dinâmico (DP), ou sempre que o conforto for de maior prioridade. Com o SCHOTTEL RIM Thruster (SRT) os especialistas Alemães em Propulsão ampliaram sua linha de produtos, adicionando uma série de 4 tamanhos de propulsores rim-drive (200-800 kW) ao seu portfólio.