Custos bilionários com navios gigantes

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O gigante “MSC Home Terminal”, no porto de Antuérpia na Bélgica é um exemplo de investimento pesado.

 

por Erik Azevedo

Os maiores portos europeus atualmente vivem um dilema: “Expandir operações”, ampliar terminais a fim de receber os navios gigantes que vem surgindo, ou “estagnar como estão”. Porem para expandir é preciso investimento, mas a economia mundial não vai nada bem, por isso alguns destes portos que já recebem estes navios, estão com suas margens de lucros por um fio.

Enquanto isso companhias de navegação como o grupo A.P. Moeller-Maersk A/S (MAERSKB), buscam economia de escala usando cada vez mais navios gigantes, esta ação tem forçado terminais como o de Rotterdam, e Felixstowe (Inglaterra), a investir bilhões de dólares em portos mais profundos, guindastes mais modernos e maiores, berços de atracação maiores, e áreas para estocagem idem enormes, se não o fizerem correm o risco de ficarem de fora te do fluxo de cargas entre a Ásia e Europa no comércio mundial.

Portos que antes da crise de 2009 (a crise só atingiu o setor em 2009), tinham um bom retorno financeiro por causa do bom fluxo de cargas, hoje estão passando por dificuldades pois continuaram a investir em renovação de equipamentos, e expansão, acreditando que nos próximos 24 meses haveria algum crescimento no movimento de navios, mas o que ocorreu foi um fraco crescimento.