Custos bilionários com navios gigantes II

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CMA-CMG Marco Polo, um dos 5 gigantes da classe “Exploradores” do armador Frances, gigante para 16.0 TEUS.

Os portos europeus já gastaram ou estão compromissados a desembolsar mais de 10 bilhões de Euros em projetos que irão aumentar sua capacidade de operar com os maiores navios da atualidade – de acordo com a Drewry Shipping Consultants Ltd.

Somente o terminal Maasvlakte 2, irá consumir 1 bilhão e 550 milhões de Euros no primeiro estágio do de desenvolvimento do projeto. Apenas este terminal irá poder operar 4,8 milhões de containers quando completo. Setembro do ano passado um terminal próximo a Wilhelmshaven, Alemanha gastou 1 bilhão de Euros em obras de dragagem, sendo um dos únicos da região capazes de receber os novos navios. Terminais no Reino Unido, igualmente gastaram valores acima de 1 bilhão de Libras em expansão de cais, dragagem e equipamentos, para receber esta nova geração de navios. Somente o London Gateway gastou 1,5 bilhão de Libras em obras.

Queda nos Lucros Aumento no Tamanho dos Navios

Um grande terminal na Alemanha tem diminuindo sensivelmente as margens de lucro, em um ano sofreu uma queda de 14,5% para uma taxa anterior de 15,7%, o mesmo ocorreu com outros terminais que tiveram quedas c0ntinuas no faturamento, graças aos pesados investimentos, que não trouxeram o retorno esperado.

O tamanho dos navios porta containers quadruplicou de tamanho desde 1992, dados da Drewry Consultores, que estimam que a média de tamanho dos navios usados no tráfego Ásia x Norte da Europa, seja de 11.200 TEUS para o fim deste ano -2013.

O Japonês - M/V MOL Quest - para 14000 TEUS.

Um exemplo é o número de navios que chegam ao porto de Hamburgo – navios com mais de 10.000 TEUS de capacidade subiram de 8, para 349 no ultimo ano! (dados da Hauck & Aufhaeuser – que mostrou que navios entre 6000 à 7000 TEUs diminuíram pela metade dos 400 em operação em 2008).

Atualmente o M/V Maersk Mc-Kinney Moeller é o maior navio porta container em operação – o primeiro de uma classe de 19 navios gigantes, chamados de Triple-E, com capacidade para 18.000 TEUs de 20 pés cada. Outros armadores estão seguindo na mesma esteira, como a MSC, CMA CGM, COSCO, NYK Lines, com novas encomendas de navios superdimensionados. O navio anterior a deter o posto de maior era o “M/V CMA CGM Marco Polo”, com capacidade para  16.020 TEUs – Classe “Explorers” 4 navios com mesma capacidade -16.020 TEUS – e 5 menores para 13.300 TEUS.