Curso prático de manuseio de ancoras

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por Erik Azevedo /Blog Mercante

Operações de manuseio de ancoras estão entre as mais arriscadas na indústria marítima e do petróleo, tanto é que no STCW Code 2010, no capitulo V, que é uma regra destinada apenas para treinamentos especiais em determinados tipos de navios (Chapter V: Special training requirements for personnel on certain types of ships), oque agora inclui os OSV (Offshore Supply Vessels) AHTS – Manuseio de ancoras, com estas novas certificações, é necessário treinamentos específicos para operar estas embarcações, particularmente os AHTS.

 

Por isso novos cursos para operação de manuseio de ancoras já tem surgido em escolas pelo mundo todo, porem uma escola nas Filipinas, largou na frente e lançou o primeiro curso prático do tipo.

A CTSI – Consolidated training systems incorporated, que fica em Manila na capital das Filipinas, construiu um convés de um AHTS, com a mesma disposição básica de um convés encontrado na maioria das embarcações do seu tipo, e com o mesmo tipo de operações realizadas.

O objetivo de um curso prático como este é atender a uma necessidade desta indústria, que só dispõe das próprias embarcações, para treinar seus tripulantes, e com grande risco, pois são operações muito perigosas; um curso deste reduz drasticamente estes riscos durante o treinamento a bordo, e operações rotineiras. O curso enfatiza segurança nas operações, técnicas apuradas de trabalho, situações de improviso, todos os aspectos são feitos com exercícios práticos no convés. O curso é praticamente “mão na massa” quase o tempo todo, pois é necessário desenvolver habilidades manuais que só se aprende fazendo, e não falando ou mostrando apenas, como são os atuais cursos vídeo aula que a maioria das escolas adota.

O curso é destinado à todos os envolvidos diretamente as operações de manuseio de ancoras.

– Oficiais e guarnições de AHTS

– Oficiais e guarnições de OSV, e outros tipos de embarcações relacionadas com apoio e atividades operacionais, como instalações de equipamentos offshore.

Curso totalmente prático, conforme o novo STCW 2010, e com 5 dias de duração.

Os instrutores do curso, são experientes profissionais de AHTS, vindos do Mar do Norte.

Sobre a CTSI– Esta escola é uma das muitas que há nas Filipinas, porem é a única que desenvolveu no mundo um simulador prático e não virtual, sendo também referencia em treinamentos para indústria do petróleo com simuladores práticos, em sobrevivência no mar, escape de aeronave submersa, combate à incêndio avançado (feito em uma plataforma real), e todos os demais cursos exigidos pela indústria do petróleo (MODU Code, e STCW Code).

Além de cursos técnicos, para formação de marítimos. A escola é certificada pela DMA (autoridade marítima da Dinamarca), MCA (autoridade marítima britânica), OPITO, DNV, OLF (Associação de óleo e gás da Noruega), e faz parte da associação de centros de formação marítimos (MTC)

Lembrando que nas Filipinas não à pre sal, e se houver meia dúzia de plataformas em todo mar das Filipinas é muito.

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Brasil o país do pré sal

No Brasil ainda sequer temos um curso virtual (formal) de anchor handler, mas o novo STCW 2010, já esta em vigor, e nele à diretrizes mínimas, que estabelecem um padrão para treinamento e certificações, mas ainda não há nada por aqui que se iguale ao que estão já fazendo mundo à fora (simuladores virtuais).
Hoje temos operando na costa brasileira um grande numero de AHTS, e line handlers, fora as centenas de PSV, mas não temos ainda um curso com os moldes que a indústria necessita.