Estude no exterior, mas como faço?

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por Erik Azevedo / Blog Mercante

Devo esclarecer à todos que o objetivo deste artigo de forma alguma é comparar escolas, ou nacionalidades; muito pelo contrário, é apenas informar à respeito de um upgrade que uma antiga escola marítima fez recentemente, e dispor de informações para quem achar interessante um dia estudar no exterior, ou queira saber como se faz.

 

Simulador integrado Kongsberg modelo Polaris

A universidade de South Shields (Tyneside), possui dentro dela um centro de pesquisas voltadas para treinamento de tripulações, por isso oferece muitos cursos de curta duração para as indústrias do petróleo, marítima e pesca. Dentro do seu próprio campus dispõe de várias instalações de simuladores em separado, como o de Radar, um planetário, e simuladores de manobras e DP, além de um centro para treinamento de sobrevivência no mar.

 

 

Simuladores individuais Kongsberg Neptune, similares aos adquiridos pela South Shields

O ponto que vamos abranger é a chegada do novo simulador que a universidade de South Tyneside adquiriu com a Kongsberg. segundo a escola o primeiro simulador deles era um Kongsberg também, porem instalado em 1997, agora a escola o esta trocando para um modelo Polaris de simulação de passadiço, e um simulador Neptune, para praça de máquinas combinado, o que permite grande versátilidade para treinamento, pois são os mais avançados da Kongsberg, com operação total em touch screens, além de renovação dos radares ARPA, todos com a tecnologia mais atual da Kongsberg, e um segundo simulador que serão 8 desck tops para exercícios, e um simulador para VTS, tudo ficará num mesmo prédio, juntamente com o simulador de praça de máquinas que será todo digital, da qual irá simular operações com diversos tipos de máquinas encontradas em navios modernos, como motores MAN B&W 5L90MC VLCC L11-V (máquinas usados em modernos VLCCs), Wärtsilä RT-Flex Container L11, M22 PC Ferry-IV and DE22 Cruise vessel-III (máquinas encontradas em navios full container, Ferry, e navios de cruseiro), além de simular operações com motores, dois tempos, quatro tempos, e máquinas diesel elétricas, ou em conjunto, tendo uma variável de opções.

O objetivo deste upgrade é fazer simulações o mais realísticas possíveis, a fim de capacitar melhor os alunos ao que ocorre nos modernos navios atuais, com sistemas automatizados e operações simultâneas. A South Shields é uma das escolas referência para a indústria do petróleo do Mar do Norte, com diversos cursos em simuladores para marítimos e profissionais da indústria do petróleo como: Simulação de movimentação de cargas, lastro, e guindaste, além de gerenciamento de crises, VTS, gerenciamento de passadiço, e outros mais.

 

 

Uma bancada de um simulador Kongsberg Neptune, para cargas em navios tanques

Todos estes sistemas serão integrados, tanto o simulador de máquinas quanto o de navegação e DP, serão usados para treinamento de diversos cenários envolvendo navegação, manobras.

Sobre a escola

A South Shields ou Tyneside University, já está no ramo desde 1869; é uma das mais antigas instituições de formação para indústria marítima no mundo, recebe estudantes de várias partes do mundo, através de parcerias com governos, e empresas de navegação, por isso todo o conjunto de cursos oferecidos por ela é internacional, não apenas os cursos ligados à indústria marítima, mas também os ligados à aviação comercial, engenharias, e comércio, hotelaria e ciências. Por isso ela detêm o status de uma universidade internacional.

 

 

Reitora Lindsey Whiterod à frente da Tyneside College desde 2009

Quais cursos são oferecidos?

Os cursos são divididos por duração; são oferecidos cursos que vão desde treinamento básico em STCW, como para tripulações de hotelaria em navios de cruzeiros e plataformas, passando por cursos profissionalizantes para especialização de guarnição de convés e máquinas, até os cursos tecnológicos, para formação em 3 anos de oficiais de quarto de navegação e máquinas.

O interessante neste sistema é a gama de opções oferecidas aos interessados.

-1º caso – Se você é jovem (ou nem tanto) e quer começar direto como OOW (oficial de quarto), poderá estudar os três anos normais, porem com períodos intercalados de embarque que perfaz metade dos três anos no mar já tripulando, recebendo após passar na prova do MCA (Guarda Costeira), a sua primeira certificação, isso vale para máquinas, náutica e eletrotécnica (oficial eletrotécnico já atendendo ao STCW 2010).

-2º caso – Ou se você já é marítimo da guarnição não importando a sua função, mas preenchendo os requisitos mínimos, poderá se candidatar para cursar em 9 meses para poder se eleger para a prova da Guarda Costeira, à fim de receber o certificado de competência de serviço de quarto (náutica, máquinas ou eletrotécnico).

Ou ainda cursos técnicos para formação de mecânicos, eletricistas/eletrônico, e para áreas administrativas ligadas à indústria marítima.

Um detalhe que deve ser lembrado é que alunos reprovam durante o curso, e mesmo os alunos que concluem os cursos necessitam de avaliação pela “autoridade marítima”, que é o MCA; quem não está pronto para passar nos exames finais, não recebe a certificação e sim apenas o certificado de conclusão do curso, oque não dá o direito para exercer as funções almejadas.

Como se candidatar?

No prospecto à baixo no link, à um panorama dos cursos principais desenvolvidos pela universidade:

http://www.stc.ac.uk/sites/default/files/Marine%20Training%20Prospectus_web%20layout.pdf

Não há restrição de idade, nem de origem nacional, os cursos obedecem à programas de patrocínio por empresas de navegação, seja através de convênios com a universidade, ou patrocínio direto ao aluno interessado, o aluno também pode bancar à si próprio. É uma universidade público-privada, e atualmente é dirigida por uma mulher.

Requisitos mínimos são, 11 anos de escolaridade mínima para qualquer curso, fluência comprovada na língua inglesa por certificações (para pessoas de países que não falam inglês) como IELTS, TOEFL ou CPE (http://www.sk.com.br/sk-toefl.html).

Para os candidatos da guarnição que queiram ascender na carreira através do programa de cursos OOW (Officer On the Watch), é necessário comprovar tempo mínimo de mar de 3 anos, mais 6 meses de serviço de quarto, com acompanhamento de oficiais de náutica ou máquinas, além de cumprir um programa de tarefas mínimas realizadas à bordo para poder se candidatar. No sistema britânico, existe uma caderneta de registro oficial, em que o tripulante tem que cumprir determinadas atividades, as mesmas são conferidas por oficiais e registradas. O curso depende também de recomendação, seja da empresa de navegação e dos Comandantes da embarcação.

Para conhecer melhor a escola segue o link da mesma: http://www.stc.ac.uk/content/marine-college/marine-school