Companhia aérea testa linha regular de voos para Antártica

0
803
IMPRIMIR
B757_Antartica_03
                Icelandic fez voo de teste para o continente gelado e pode abrir rota a partir do Chile

Viajar para a Antártica continua uma aventura, realizada apenas a bordo de aviões militares ou navios. Mas esse quadro começou a mudar na última semana, quando a Loftleidir Icelandic, uma subsidiária da islandesa Icelandair, pousou com um Boeing 757-200 ER na pista de gelo de Union Glacier. Foi o primeiro voo de uma companhia área comercial para a Antártica.

O voo inaugural da Icelandic, que transportou 50 passageiros, saiu de Punta Arenas, no Chile, no dia 26 de novembro, e durou quatro horas e meia. A operação foi uma parceria entre a companhia aérea e a Antarctic Logistics & Expeditions (ALE), uma agência especializada em viagens para o continente gelado. Além de turistas convencionais, havia a bordo cientistas, pesquisadores e montanhistas, que viajaram para escalar o Mount Vision, o ponto mais alto do continente.

A ALE, que leva de 400 a 500 passageiros a cada verão à Antártica, costuma usar aeronaves cargueiras, como o Lockheed Hercules L-382G e o Ilyushin IL76-TD, em suas operações. Em nota, a agência afirmou que está estudando a possibilidade de manter a parceria com a Icelandic. Se isso acontecer, será a primeira rota de uma companhia áerea regular para o continente. Ainda que apenas durante os meses de verão.

O Boeing 757-200 ER, configurado para 62 assentos em classe executiva, no entanto, não foi o primeiro jato comercial a pousar na Antártica. Em 2009, um Airbus A319, do governo australiano, viajou da Austrália para Casey, no lado oposto do continente. Mas naquela ocasião, a aeronave estava em uma missão governamental, e não em um voo comercial.