Tecon Salvador é o primeiro terminal de contêineres do Nordeste a adquirir equipamento para estufagem de grãos

0
1770
IMPRIMIR
Tecon-Salvador-Divulgação
Maquinário tem capacidade de carregamento de 75 toneladas por hora

O Terminal de Contêineres de Salvador está preparado para atender ao aumento de movimentação de produtos e investir em novos mercados. Neste semestre, a unidade operada pela Wilson Sons recebeu novos equipamentos com foco no crescimento do escoamento de mercadorias pelo porto baiano. Dentre as aquisições, está a máquina de estufagem (carregamento) de grãos em contêineres, alocada no seu armazém geral, que tem caráter inédito por ser a primeira adquirida por um terminal de contêineres da região Nordeste.

Composta por fuso e esteira transportadora, tem capacidade para carregar 75 toneladas de grãos por hora e será utilizada inicialmente para a conteinerização de soja. “O Tecon Salvador é o primeiro da região Nordeste a dispor deste serviço. Com isso, a unidade investe na atração de novas cargas e retenção de investimentos para o estado, auxiliando no crescimento da região. O Terminal foca na abertura de novos mercados, atrelado ao trabalho de conteinerização de cargas que costumavam ser movimentadas a granel, como é o caso da soja. Hoje, só a produção baiana é de 3 milhões de toneladas do grão, o que configura uma grande oportunidade”, reforça Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador.

O uso do contêiner para movimentar esse tipo de commodity facilita a logística de distribuição, por meio de embarques regulares e fracionados, permite que a exportação ocorra independentemente das condições climáticas e o acesso a mercados alternativos. Além disso, possibilita a rastreabilidade e a redução na contaminação do grão, aumentando assim o valor agregado do produto.