Brasil tem 26 estaleiros operando e 11 em construção

0
703
IMPRIMIR
P-63 chegando ao porto gaúcho do Rio Grande onde foi atracada no estaleiro da QUIP

Sérgio Barreto Motta/ Coluna Rio Marítimo

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshoree (Abenav), Augusto Mendonça, revela que o setor está se esforçando para atender à demanda do pré-sal e da economia em geral. O país conta com 26 estaleiros, dos quais seis estão em expansão e, além disso, estão sendo construídos mais 11 estaleiros, a maioria de porte expressivo. Em 2016 o Brasil terá 37 estaleiros.

Os novos estaleiros são o OSX, do grupo Eike, que será o maior da América do Sul , Aliança e o Inhaúma (ex-Ishibrás), todos no Rio; seguem-se EBR e Wilson, Sons, no Rio Grande do Sul; Rio Tietê (SP); Paraguaçu (BA), Oceana (SC), CMO (PE), Promar STX (PE) e Jurong (ES). As expansões se registram em Mac Laren, Mauá e Renave ( todos no Rio); Rio Grande (RS); Keppel Sigmarine-TWB (SC) e Wilson, Sons (SP).

 

 Não se quer ter estaleiros apenas para aproveitar o bom momento da economia, mas fixar bases duradouras para a construção naval e toda a indústria fornecedora. A exemplo de países como Noruega, Inglaterra, Coréia do Sul e Cingapura, almeja-se fortalecer a indústria, com base na força do petróleo.