Apesar da recente onda de encomendas de construção vindos principalmente dos segmentos de porta-contêineres e transportadores de gás, a BIMCO prevê uma taxa de crescimento mais lenta para a frota mundial nos próximos cinco anos em comparação com os últimos cinco anos.
A associação aponta para o fato de que, apesar dos novos pedidos de porta-contêineres atualmente no pico dos últimos 14 anos, os estaleiros globais estão sob pressão. Com base no ritmo atual do mercado, a BIMCO avalia que 2021 está se encaminhando para ser o terceiro menor nível de pedidos de construção em 12 anos.
A taxa de crescimento mais substancial entre os 11 segmentos considerados de 2020 a 2025, de acordo com a BIMCO, se dará com petroleiros de GNL.
De acordo com a BIMCO, a frota de tanques de GNL atualmente é composta por 593 navios e 85% tem uma capacidade de transporte de carga na faixa de 100 mil a 200 mil metros cúbicos. No cenário da BIMCO, a frota de tanques de GNL alcançaria 819 navios no final de 2025.