Antaq dá sinal verde para transferência do TVV para subsidiária da MSC

0
128
IMPRIMIR
Operação analisada pela agência reguladora integra transação para a aquisição do controle da Log-In pela gigante do transporte marítimo. Conclusão ainda depende de decisão final do Cade.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou, nesta quarta-feira (1º), o acórdão em que a diretoria colegiada aprovou a transferência indireta do controle do Terminal de Vila Velha (TVV), subsidiária da Log-In. A operação faz parte da oferta pública voluntária para a aquisição do controle da Log-In realizada pela SAS Shipping Agencies Services Sàr, subsidiária do grupo MSC. Em comunicado aos mercado, o diretor financeiro e de relações com investidores da Log-In, Pascoal Cunha Gomes, informou seus acionistas que o acórdão ressaltou que a decisão final ficará condicionada à aprovação definitiva da operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A diretoria da Antaq recomendou às empresas envolvidas que, ao atingirem o fechamento da operação pleiteada junto aos órgãos de defesa econômica, encaminhem o registro dos respectivos atos e documentação necessária à agência reguladora. A decisão do colegiado da Antaq foi tomada na reunião ordinária 522, realizada no último dia 26 de maio. Também na semana passada, a Superintendência Geral do Cade divulgou parecer recomendando a aprovação, sem restrições, da operação para aquisição do controle da Log-In pela SAS Shipping Agencies Services Sàr.

Em comunicado ao mercado na última quarta-feira (25/05), a Log-In informou que a aprovação final do Cade deverá ocorrer após o prazo legal de 15 dias, contados processualmente a partir da publicação do despacho do órgão antitruste no Diário Oficial da União, sem que tenha havido manifestação de terceiros ou do tribunal administrativo do Cade.

No primeiro trimeste deste ano, o TVV movimentou 286.800 toneladas de carga geral, aumento de 150% sobre o mesmo período de 2021, além de 40.000 contêineres. A Log-In atribuiu o resultado da arrendatária do porto organizado de Vitória (ES) principalmente à estratégia de diversificação de cargas gerais e prospecção de novos clientes. O aumento de volume movimentado no TVV também foi obtido a partir da ampliação da produtividade do terminal com o início da operação dos dois novos guindastes portuários móveis (MHCs).

“Ao longo de 2021, o TVV passou a trabalhar cada vez mais como um terminal multipropósito, com objetivo de ampliar as cargas gerais, agregando mais atividades acessórias ao terminal. Neste sentido, os resultados obtidos nesse primeiro trimestre demonstram que a estratégia adotada, e ainda em curso, está sendo eficaz”, disse o diretor-presidente da Log-In, Márcio Arany.
De janeiro a março, a receita operacional líquida do TVV totalizou R$ 77,1 milhões, apresentando aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2021.

A empresa destacou que o resultado foi atingido com participação relevante de produtos como fertilizantes, malte, placas de aço e bobinas. O aumento na movimentação de veículos pela operação do TEV (terminal de veículos administrado pela Log-In no TVV) também contribuiu com o crescimento da receita em armazenagem, assim como as ações do TVV como prestador de serviços logísticos acessórios.

 https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/antaq-da-sinal-verde-para-transferencia-do-tvv-para-subsidiaria-da-msc