Yara realiza doação de R$ 750 mil para criar mais 20 leitos no Hospital Universitário de Rio Grande

0
439
IMPRIMIR
Nova enfermaria, que receberá leitos semi-intensivos, será equipada com toda a tecnologia necessária voltada ao tratamento dos pacientes com a COVID-19 de 28 municípios da região

A Yara Brasil, por meio do complexo industrial de Rio Grande, anunciou a doação de R$ 750 mil que serão utilizados para a composição de 20 novos leitos semi-intensivos no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os equipamentos necessários serão adquiridos para que a nova enfermaria possa receber pacientes que necessitem de internação especializada em decorrência do coronavírus (COVID-19). A iniciativa beneficiará a população de 28 municípios da região sul do Estado de Rio Grande do Sul.

Cada leito contará com monitor multiparâmetro, que oferece as seguintes informações do paciente: frequência cardíaca e respiratória, saturação, pulso, medição de Pressão Não Invasiva (PNI) e de temperatura. Também faz parte da compra uma central de monitoramento, que reunirá todos os dados dos 20 leitos, com informações em tempo real das condições clínicas de cada um dos pacientes, de forma a agilizar e facilitar a tomada de decisões médicas. Além desses, ainda estão incluídos dez carros de emergência para atendimento de parada cardiorrespiratória, um ventilador de transporte de urgência, 2 eletrocardiografos, 2 cardiversores, 20 cânulas para terapia de O2 e 6 equipamentos de Ventilação Não Invasiva (VNI). Com toda a estrutura implantada, o local dará suporte para internar ou dar atendimento aos pacientes encaminhados em estado grave ou que necessitem de cuidados semi-intensivos.

“Essa é mais uma ação que comprova que a Yara está muito atenta às necessidades da comunidade de Rio Grande e que, com certeza, auxiliará a mitigar ainda mais os impactos do coronavírus em nossa região”, afirma Lucas Elizalde, gerente do complexo industrial da Yara em Rio Grande.

“Essa doação realizada pela Yara nos ajudará a aumentar a oferta de leitos em nosso hospital, que atende pacientes para tratamento da covid-19 de Rio Grande e de outras 27 cidades do entorno. Somos muito gratos pelo apoio da Yara que nos auxiliou primeiramente na parte de diagnóstico, com a doação de recursos para implantação do Laboratório de Diagnóstico em Infectologia. Agora, novamente contamos com a participação da empresa, com o auxílio na conclusão de uma estrutura que oferecerá tratamento aos pacientes infectados pelo vírus”, disse Fábio Lopes, superintendente em exercício do HU-Furg.

Essa ação realizada pela Yara faz parte de uma série de iniciativas da companhia na cidade, que contemplam, além do apoio ao HU, doações em máscaras caseiras, produzidas por costureiras rio-grandinas, fomentando a economia local, em parceria com os Rotarys Clubes Rio Grande, que serão distribuídas gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social, parceria com supermercados rio-grandinos para troca de máscara por alimento, doação de fertilizantes para agricultores que foram impactados pela estiagem em Rio Grande, distribuição de alimentos a entidades como a FAURG (Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande) e, Banco de Alimentos de Rio Grande, entre outras.

“A história da Yara no Brasil está fortemente ligada à cidade de Rio Grande, há mais de 40 anos. Neste tempo, sempre buscamos estar próximos às comunidades, exercendo nosso papel de empresa cidadã. Dessa forma, durante esse difícil período que todos estamos passando, o nosso compromisso é reafirmado mais uma vez, com a doação anunciada hoje, e que está conectada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que balizam nossas decisões de Responsabilidade Social Corporativa”, completa Lucas Elizalde.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 5,5 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.