Wilson Sons inaugura segundo estaleiro no Guarujá

0
544
IMPRIMIR
A primeira embarcação construída no Guarujá II, um Platform Supply Vessels (PSV) série 4.500, deverá ser entregue à Wilson Sons Ultratug Offshore no próximo mês de julho.

O Grupo Wilson Sons inaugura nesta quinta-feira (18) a segunda unidade da Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá (SP). Resultado de um investimento de US$ 60 milhões, o novo estaleiro dobra a capacidade de produção da companhia, que fabrica rebocadores e embarcações de apoio offshore.

O estaleiro, batizado de Guarujá II, possui dique seco com 26 metros de boca e 145 metros de comprimento. Com essas dimensões, será possível construir uma gama de embarcações maiores e mais complexas, entre elas PSVS (suprimento para plataformas de petróleo), AHTS (movimentação e posicionamento de âncoras e rebocagem oceânica), PLSVS (lançamento de tubulação e cabos submarinos), ROVSV (pesquisa e exploração) e ORSV (recolhimento de óleo).

“No Guarujá II, vamos contar com uma capacidade de produção para 5.500 toneladas/ano. Isso significa que o espaço comportará a construção, por ano, de aproximadamente quatro navios de apoio offshore e até seis rebocadores, além de uma embarcação sofisticada para terceiros”, prevê o vice-presidente de Estaleiros, Rebocadores, Offshore e Agenciamento da Wilson Sons, Arnaldo Calbucci.

A primeira embarcação construída no Guarujá II, um Platform Supply Vessels (PSV) série 4.500, deverá ser entregue à Wilson Sons Ultratug Offshore no próximo mês de julho. A companhia também iniciou a construção de um Remotely Operated Vehicle Support Vessel (ROVSV) encomendado pela Fugro Brasil, que será entregue no início de 2014.

“No total, serão construídos quatro PSVs e quatro rebocadores até o fim de 2013. O investimento dos negócios nessas novas embarcações é de mais de US$ 200 milhões”, afirma Calbucci.

Um importante diferecial do empreendimento será o dique seco, que permitirá a realização de reparos nas embarcações. “O Brasil tem mais de 400 embarcações offshore e 200 rebocadores. Os serviços de manutenção e docagem estão em pleno crescimento. Teremos condições de atender a nossa própria frota e ainda de terceiros”, explica Adalberto Souza, diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros.

Empregos

As obras do Guarujá II empregaram cerca de 300 pessoas da construção civil de Guarujá e região. Atualmente, o novo estaleiro conta com 180 funcionários, porém esse efetivo chegará a 600 colaboradores quando atingida a sua capacidade máxima. Já o estaleiro Guarujá I, localizado próximo da segunda unidade, emprega hoje 670 pessoas.

Desde 2004, a Wilson Sons Estaleiros já produziu 41 embarcações, sendo 28 rebocadores e 13 PSVs.