US$ 5,6 bi com embarcações

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A estatal informou que um dos motivos para não ter produção maior foi a limitação de navios de lançamento de linhas flexíveis (conhecidos como PLSVs, na sigla em inglês), devido à dificuldade de fretá-los no Brasil

Com o discurso de erguer uma nova indústria, o Brasil pagou mais para produzir as sondas do pré-sal por aqui.Mas elas foram feitas  na Ásia. Os primeiros três dos 29 navios-sonda encomendados pela Petrobras foram produzidos no outro lado do mundo, em Cingapura. Nos navios de apoio, só em 2013 foram 172 navios.

Atrasos e preços elevados no país têm levado a Petrobras a recorrer cada vez mais ao mercado externo para contratar embarcações de apoio às atividades de exploração e produção de petróleo e, assim, manter sua meta de dobrar a quantidade de barris produzidos até 2020. Só entre janeiro e outubro do ano passado, a estatal autorizou US$ 1,55 bilhão para fretamento de diversos barcos de apoio com bandeiras estrangeiras.