Unidade de Porto Alegre registra operação simultânea de navios

0
58
IMPRIMIR

A unidade Porto Alegre da Portos RS, que ao longo de 2023 movimentou 799.920 toneladas, está realizando nesta semana a operação simultânea de três embarcações. Os navios Star Bright, de bandeira liberiana, e F Line, de Barbados, realizam o descarregamento de insumos para a produção de fertilizantes, enquanto o navio holandês Industrial Merchant embarca transformadores de energia.

Ainda nesta semana está prevista a chegada do navio Manta Nilgun que também deverá operar o descarregamento de insumos para a produção de fertilizantes. O Cais Navegantes se destaca por sua capacidade de movimentar cargas diversas e em breve deverá passar por uma obra de requalificação da pavimentação e modernização de suas instalações, bem como a qualificação de locais de armazenagem a partir de arrendamentos de áreas.

De acordo com o Presidente da Portos RS Cristiano Klinger, os desembarques de insumos para a produção de fertilizantes diretamente no porto da capital permitem às empresas beneficiadoras instaladas na Região Metropolitana a redução do custo logístico de transporte e a continuidade da produção. “Quando nos referimos ao carregamento dos transformadores, estamos falando de demonstração da capacidade estrutural dessa unidade para a realização de operações de exportação, pois esses equipamentos terão como destino o Porto de Houston, nos Estados Unidos”, completou Klinger.

No ano passado, passaram pelo Porto de Porto Alegre 141 navios, número que representa 3,90% do total de embarcações recebidas pelos portos do Rio Grande do Sul que foi de 3.614.

Fonte: Portos RS / Rodrigo de Aguiar