Comboio de Santa Maria cruza o país para levar blindados até Roraima

0
31
IMPRIMIR
Era quase fim de tarde quando um grupo de 28 militares ingressou no quartel após 24 dias na estrada. O comboio de Santa Maria encarou a missão de percorrer um itinerário de cerca de 7 mil km, cruzando o Brasil, para transportar viaturas até Roraima, na fronteira com a Venezuela e a Guiana. O deslocamento começou em 8 janeiro.

Integrantes do 4º Batalhão Logístico (4º B Log), unidade subordinada à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, participaram da Operação Roraima com sete viaturas pranchas e sete viaturas balizadoras.

Segundo o major Marcelo Augusto Teixeira, 42 anos, subcomandante do 4º BLog, essa foi uma das missões com maior distância já percorrida – a última tarefa dessa envergadura teve como destino o município de Formosa, em Goiás.

O objetivo do comboio do 4º BLog era transportar 14 Viaturas Blindadas Multitarefa 4×4 – Guaicurus, sediadas no 20º Regimento de Cavalaria Blindado, de Campo Grande (MS), até Porto Velho, em Rondônia. De lá, as viaturas blindadas seguiram sobre balsas até Manaus, no Amazonas, de onde seriam enviadas para Boa Vista, em Roraima.

O comboio de transporte passou por Estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia até chegar ao destino.– Uma missão como essa tem grandes desafios. Entre eles, as longas distâncias, o itinerário que não conhecíamos, e algumas cidades onde não havia quartéis para apoio. Mas tudo foi feito com muito profissionalismo. E tudo isso, com o trabalho diário, o aumento do período de tempo juntos e as dificuldades enfrentadas no trajeto, fortalece o espírito de corpo – relata o major Teixeira.

A operação

A crise entre Venezuela e Guiana em torno da disputa pelo território guianense de Essequibo fez com que a criação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado – unidade que substituirá o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado – fosse antecipada.

A medida integra o Plano Estratégico do Exército, que tem o compromisso de aumentar em 10% o efetivo de tropas no Comando Militar do Norte e no Comando Militar da Amazônia. Após a transformação completa da unidade, prevista para 2025, o regimento passará a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares.

Para reforçar a fronteira, principalmente nesse momento de crise entre os países vizinhos, o Exército adotou uma grande mobilização logística – a Operação Roraima – que envolveu unidades do sul ao norte do país para transporte de equipamentos militares para a região amazônica.

  As 14 Viaturas Blindadas Multitarefa 4×4 Guaicurus transportadas pelo 4º BLog são equipadas com sistemas de armas remotamente controlados, meios optrônicos de visão termal (sistemas eletrônicos que fornecem, detectam e controlam a luz) e módulos de comando e controle. A área também recebeu oito Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas Guarani, seis Viaturas Blindadas de Reconhecimento Média Sobre Rodas EE-9 Cascavel e outras viaturas administrativas.A chegada das viaturas foi acompanhada pelo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Fonte: Diário de Santa Maria