Um porto em alto mar

0
1185
IMPRIMIR
O programa abriga atualmente 19 projetos, em três diferentes eixos: Exploração & Produção (dez projetos); Refino, Transporte e Comercialização (seis projetos), e Gás Natural (três projetos) / Petrobras

Com plataformas localizadas a cerca de 300 quilômetros da costa brasileira, a exploração e produção de petróleo na região do pré-sal impõe desafios logísticos ao setor, especialmente no que diz respeito aos serviços de apoio offshore.

O aumento da produção no Brasil, que a partir de 2020 pode chegar a 5,2 milhões de barris por dia de acordo com o Plano de Negócios da Petrobras, e a instalação de novos sistemas de produção descentralizados fizeram com que a empresa investisse no início de 2014 em linhas de pesquisa de inovação em logística, com a criação do Programa Tecnológico de Logística, o Prolog.

 

Já na linha de infraestrutura logística, está sendo estudada a possibilidade de criação de um porto móvel, que possa deslocar-se junto à frente exploratória e oferecer infraestrutura onde ela não está disponível. Divulgado em 2009, o estudo para a construção de um hub de passageiros, que funcionaria como entreposto entre a costa e as plataformas, não se mostrou viável e foi cancelado. A ideia era que existisse uma base central até onde seria feito o transporte de passageiros por embarcações, e a partir daí haveria uma distribuição secundária por helicópteros. O projeto chegou a envolver ensaios e simulações de manobra, mas a Petrobras decidiu não levá-lo adiante.