Cartas naúticas

0
900
IMPRIMIR
Cada vez mais completas e acessíveis aos usuários, cartas náuticas eletrônicas se associam à tecnologia embarcada

Cada vez mais completas e acessíveis aos usuários, cartas náuticas eletrônicas se associam à tecnologia embarcada >> A evolução da tecnologia a bordo está alavancando empresas que desenvolvem equipamentos eletrônicos e sistemas computacionais. A integração desses elementos nas embarcações tem dado mais segurança à navegação, reduzido custos operacionais e colaborado para o aperfeiçoamento de cartas náuticas.

Enquanto os modelos eletrônicos das cartas estão cada vez mais completos e acessíveis aos usuários, a comercialização de softwares e equipamentos associados ao uso de cartas náuticas tem tido retorno e animado fornecedores nacionais e estrangeiros sobre o mercado brasileiro. A cadeia de empresas vem trabalhando para aprimorar essa tecnologia e atender às normas internacionais de navegação.

O presidente da Radiomar, Nuno Pinho, conta que as cartas digitalizadas estão se tornando um tipo de produto sem valor agregado. Ele cita a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOOA, na sigla em inglês) — uma agência federal dos Estados Unidos focada no monitoramento das condições dos oceanos e atmosfera e que oferece aos navegantes um endereço para downloads de algumas cartas náuticas gratuitas de áreas da costa norte-americana.

Hoje, por menos de US$ 30 também é possível adquirir o pacote de cartas náuticas de toda zona do Caribe, por exemplo. A compra pode ser feita pela internet por computador, tablets ou smartphones.