Um ano de certificação da Unesco

0
244
IMPRIMIR

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)  certificou com o Título de Postos Avançados da RBMA a Estância Santa Maria & Isabella, localizada no Refúgio da Vida Silvestre Banhado do Maçarico, também conhecido como “Banhado do Maçarico”, no município do Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul. Essa certificação completou em novembro um ano(1). Os Postos Avançados são centros de divulgação das ideias, conceitos, e programas desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A honraria, relacionada ao programa global “O Homem e a Biosfera”, chancela a Estância Santa Maria & Isabella em projetos sustentáveis para a região, como a polinização do Pampa, através da reintrodução de abelhas sem ferrão, e do melhoramento de campos nativos. Aliás, abelhas sem ferrão é uma paixão que Eduardo Peixoto, proprietário da fazenda, cultiva há alguns anos. Peixoto é um dos idealizadores do projeto Polinizando o Pampa que nessa semana começou a capacitação de 15 produtores rurais que foram selecionados pela prefeitura do Rio Grande.

Um legado para as futuras gerações

Para Eduardo Peixoto, alterar a rota da destruição ambiental é o que sempre buscamos com o reconhecimento de nosso trabalho na Estância, agora chancelada como Posto Avançado da Reserva da Biosfera. “É um programa mundial da Unesco que coroa a região com este verdadeiro patrimônio natural, oferecendo uma excelente ferramenta de auxílio a  conservação deste Refúgio da Vida Silvestre além de proporcionar aos jovens e educadores um ambiente preservado que estimula cidadania e amor ao planeta. Este, certamente, é o legado que pretendemos deixar para as futuras gerações, para nossos filhos, um exemplo de ambiente equilibrado e belo para todos”, destacou Peixoto, que concluiu: “Mudar não é uma coisa simples, requer união e metas claras de gestão. Mudanças devem ser espontâneas, vir de dentro para que possa ocorrer, serão desafios, dúvidas, decisões e prazer.”

A nossa reserva da Biosfera é muito grande, é a maior do mundo entre as 727 reservas da rede mundial da Unesco que está presente em 131 países. Com certeza a da Mata Atlântica é de longe a maior delas, indiscutivelmente a mais importante e a mais ativa da rede mundial, o que torna essa certificação de extrema importância.

Atualmente, a RBMA conta com 69 Postos Avançados reconhecidos em 14 Estados. Juntamente com os Comitês e Sub-Comitês Estaduais, Unidades de Gestão Descentralizadas e seus projetos em campo, os Postos Avançados consolidam a implementação do programa MAB/UNESCO em seu território.

 

 

Há dois anos fui convidado pelo Eduardo Peixoto para conhecer a estância Santa Maria & Isabella, que está localizada próxima à reserva ecológica do Taim. Conheço o colega, que também é jornalista, há um bom tempo. Trabalhou na TV Globo com documentários de cunho jornalístico, como o Globo Repórter com o Pedro Bial que foi feito na reserva ecológica do Taim,  documentários sobre o continente antártico, enfim, vários trabalhos.

Na época eu trabalhava na RBS, o Eduardo seguiu o seu caminho na produção de documentários, e trabalhou como executivo em várias empresas ligadas a área ambiental, energia, infraestrutura e segui com o telejornalismo aqui no Sul. Trinta anos depois não é que reencontro o Peixoto? E em Rio Grande. Uma agradável surpresa. Um grande amigo.

A Certificação da UNESCO é fruto de um trabalho sólido em prol da preservação do patrimônio biológico local e, por consequência, da qualidade de vida das populações da região. Não se pode pensar na implantação de um projeto privado sem considerar o meio no qual ele se insere: comunidades próximas, fauna e flora local, solo, lagos e rios da região e a interação entre todo esse sistema. Esse certificado é o reconhecimento global pelo trabalho sério que vem sendo realizado pela sua família: a esposa Michelle, as  filhas Isabella e Maria ( no Canadá)   e o fiel amigo de longa data, Gilmar, o Maranhão, que é o guardião da estância. Vida longa para a estância Santa Maria & Isabella. Que venham outras certificações.

 

UNESCO reconhece boas práticas ambientais de Estância gaúcha

https://www.portosmercados.com.br/unesco-reconhece-boas-praticas-ambientais-de-estancia-gaucha/

 

Banhado do Maçarico é tema de reportagem especial da RBS TV