UNESCO reconhece boas práticas ambientais de Estância gaúcha

0
486
IMPRIMIR
Programa Mab, da Unesco busca promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para as boas relações entre o homem e o meio ambiente

por Diniz Júnior / Especial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)  certificou com o Título de Postos Avançados da RBMA a Estância Santa Maria & Isabella, localizada no Refúgio da Vida Silvestre Banhado do Maçarico, também conhecido como “Banhado do Maçarico”, no município do Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul. Os Postos Avançados são centros de divulgação das ideias, conceitos, e programas desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A Estância Santa Maria & Isabella desenvolve projetos sustentáveis para a região, como a polinização do Pampa, através da reintrodução de abelhas sem ferrão, e do melhoramento de campos nativos.

A região abriga ainda grande parte das populações locais das aves gavião-cinza (Circus cinereus), noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicana) e caminheiro-grande (Anthus nattereri).Em 2008, a ONG inglesa Birdlife International identificou o local como uma Important Bird Area (área importante para aves). É um conceito baseado na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A partir de critérios científicos, a ONG analisa regiões que contam com populações de espécies ameaçadas, para identificar locais que deveriam receber investimentos em preservação.

Recentemente ornitólogos do Museu de Ciências Naturais da  SEMA, constataram em um censo o aumento populacional  do caminheiro – dourado, ou caminheiro – grande. Segundo os pesquisadores trata-se da maior densidade dessa espécie que já foi encontrada em campos do Rio Grande do Sul. Isso significa que há uma população numerosa dessa espécie que é globalmente ameaçada.

Um legado para as futuras gerações

Para Eduardo Peixoto, ambientalista e proprietário da estância, alterar a rota da destruição ambiental é o que sempre buscamos com o reconhecimento de nosso trabalho na Estância, agora chancelada como Posto Avançado da Reserva da Biosfera. “É um programa mundial da Unesco que coroa a região com este verdadeiro patrimônio natural, oferecendo uma excelente ferramenta de auxílio a  conservação deste Refúgio da Vida Silvestre além de proporcionar aos jovens e educadores um ambiente preservado que estimula cidadania e amor ao planeta. Este, certamente, é o legado que pretendemos deixar para as futuras gerações, para nossos filhos, um exemplo de ambiente equilibrado e belo para todos”, destacou Peixoto, que concluiu: “Mudar não é uma coisa simples, requer união e metas claras de gestão. Mudanças devem ser espontâneas, vir de dentro para que possa ocorrer, serão desafios, dúvidas, decisões e prazer.”

 

Segundo  Clayton Lino, presidente de honra do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica/CN-RBMA, os postos avançados funcionam como vitrines  de divulgação dos conceitos de sustentabilidade, de participação  e de governança. “Trata-se de uma rede de intercâmbio e aprendizado. A nossa reserva da Biosfera é muito grande, é a maior do mundo entre as 727 reservas da rede mundial da Unesco que está presente em 131 países. Com certeza a da Mata Atlântica é de longe a maior delas, indiscutivelmente a mais importante e a mais ativa da rede mundial, o que torna essa certificação de extrema importância”, frisou Clayton. Atualmente, a RBMA conta com 69 Postos Avançados reconhecidos em 14 Estados. Juntamente com os Comitês e Sub-Comitês Estaduais, Unidades de Gestão Descentralizadas e seus projetos em campo, os Postos Avançados consolidam a implementação do programa MAB/UNESCO em seu território.

 

REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE BANHADO DO MAÇARICO: ONDE A FAUNA E A FLORA CONVIVEM PACIFICAMENTE