Membros da indústria marítima expressaram ceticismo sobre se eles têm capacidade. Em um relatório divulgado na segunda-feira, a ONG Shipbreaking Platform afirmou que os recicladores de navios europeus têm espaço suficiente.
A ONG calcula a capacidade máxima média dos atuais pátios listados na UE em 1,15 milhões de toneladas, bem acima dos níveis históricos de utilização. Mesmo que os estaleiros não sejam suficientes, afirma a instituição, pátios adicionais na Escandinávia, na Turquia e nos Estados Unidos provavelmente serão adicionados à lista antes do final do ano, trazendo mais capacidade aprovada.
A Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA) estima a demanda máxima de sucata na Europa muito mais alta, chegando a 1,6 milhão de toneladas por ano. Também questiona a exatidão da capacidade máxima “teórica” utilizada na estimativa da ONG e regista que os estaleiros da UE nunca reciclaram mais de 65 mil toneladas num ano.
Alguns proprietários europeus alertaram que eles podem ter que mudar a bandeira de seus navios se a UE não expandir a lista para incluir recicladores não-europeus. Em particular, os defensores da indústria promoveram a aprovação de alguns dos shipbreakers do sul da Ásia que atualmente lideram o comércio de navios.
A ONG alega que os estaleiros do sul da Ásia têm condições inseguras de trabalho e poluem o meio ambiente marinho; no entanto, alguns desses estaleiros investiram em atualizações e certificações de instalações para atender ao padrão da Convenção de Hong Kong para a reciclagem de navios.
Os estaleiros de navios na Índia, Paquistão e Bangladesh compram e demolem a esmagadora maioria da tonelagem descomissionada do mundo. Nas tarifas atuais, esses pátios são capazes de oferecer entre US$ 425 e US$ 450 por tonelada. Devido a uma variedade de fatores de mercado , os armadores europeus pagam muito menos — cerca de US$ 125 por tonelada, de acordo com uma estimativa recente da indústria. E o preço pode ser ainda menor se houver substâncias perigosas a bordo do navio.Esta diferença acentuada significa que a venda de um navio mercante de 20 mil toneladas para um shipbreaker da UE pode custar ao armador milhões de dólares em receitas perdidas.