Terminal de Toras do Porto de Pelotas bate recorde de movimentação em maio

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As operações no Terminal de Toras do Porto de Pelotas alcançaram um novo recorde de movimentação no mês de maio, com o carregamento de 34 barcaças – somando 83 mil metros cúbicos, o que equivale a aproximadamente 62 mil toneladas de madeira. A madeira de 14 municípios da região é transportada pela hidrovia de Pelotas até a fábrica da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba. Devido principalmente à movimentação de madeira do terminal, a tonelagem movimentada no Porto de Pelotas nestes cinco meses de 2017 já é 43 mil toneladas maior do que o total contabilizado nos 12 meses do ano passado, incluindo todos os tipos de cargas.

A tonelagem movimentada no Porto de Pelotas nestes cinco meses de 2017 já é 43 mil toneladas maior do que o total contabilizado nos 12 meses do ano passado, incluindo todos os tipos de cargas
A tonelagem movimentada no Porto de Pelotas nestes cinco meses de 2017 já é 43 mil toneladas maior do que o total contabilizado nos 12 meses do ano passado, incluindo todos os tipos de cargas

De acordo com o Gerente de Contratos da Sagres, Bruno Carvalho, o resultado obtido no mês de maio já está muito próximo da meta estabelecida para o ano de 2017. “Estes resultados já no quinto mês do ano demonstram a eficiência operacional alcançada durante cada uma das etapas, zelando sempre pela segurança e sem nenhum registro de acidente desde o início das operações”, destaca. A eficiência operacional também atingiu novo recorde, com o tempo médio de carregamento das barcaças ficando com a média de 8 horas. O resultado representa uma redução de aproximadamente 65% em relação aos tempos do primeiro mês de operação, em outubro de 2016.

GANHO AMBIENTAL

Os dados de maio representam cerca de 4 mil viagens a menos de caminhões nas estradas só neste mês, caso este volume de carga tivesse chegado até Guaíba pelo modal rodoviário. Segundo Bruno, a logística inversa é uma operação moderna, que se mostra cada vez mais necessária, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da hidrovia no Rio Grande do Sul e que além de eficiente, representa muito em termos ambientais e de segurança. “Se formos analisar os dados desde o começo das operações no Terminal de Toras do Porto de Pelotas, em outubro de 2016, já estamos com cerca de 20 mil viagens a menos de caminhões nas estradas”, complementa. Entre outubro de 2016 e maio deste ano foram carregadas 159 barcaças de madeira, totalizando 381 mil metros cúbicos (282 mil toneladas) de madeira. “São números expressivos, que nos enchem de entusiasmo e contagiam essa equipe afinada e dedicada que se empenha para chegar a estes bons índices”, finaliza Bruno.