Terminal da Embraport

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O investimento total no empreendimento é de R$ 2,3 bilhões

A Embraport, empresa da Odebrecht TransPort e DP World, responsável pelo mais novo terminal portuário privado do Brasil, iniciou no dia três deste mês as suas operações comerciais, dentro das condições da nova Lei dos Portos, recentemente aprovada pelo Congresso, proporcionando maior oferta de capacidade e aumento da competitividade dos portos brasileiros.


As atividades no terminal da Embraport começaram com a escala do navio Mercosul Manaus, a primeira embarcação comercial a atracar no terminal, operando transporte marítimo de cargas de cabotagem (navegação entre portos brasileiros).


“O início das operações da Embraport foi bem sucedido graças aos preparativos e apoio dos órgãos governamentais e das empresas de navegação”, destaca Ernst Schulze, presidente da Embraport. “O terminal é um dos mais modernos da América do Sul e contribuirá de maneira significativa para o incremento das movimentações do Porto de Santos”, completou o executivo.


“Estamos dando a nossa contribuição para a modernização dos portos brasileiros e uma demonstração de confiança no potencial de crescimento do nosso país”, disse Paulo Cesena, diretor executivo da Odebrecht TransPort.


O navio que inaugurou as atividades no novo terminal, o Mercosul Manaus, operado pela Mercosul Line em parceria com a Login, tem 210 metros de comprimento e capacidade para 2.500 TEUs. Ao todo 271 contêineres foram embarcados, sendo 13 reefers (com cargas congeladas). O trabalho de embarque envolveu 60 integrantes do terminal e foi realizado em nove horas.


Além do Porto de Santos, o Mercosul Manaus atende os Portos de Manaus, Suape, Paranaguá, Itajaí e Itaguaí. Este serviço operará escalas semanais no novo terminal. A partir de agosto, a empresa receberá também navios que atendem as rotas entre a América do Sul e o Extremo Oriente.


Localizado ao lado do terminal de granéis líquidos da Ilha Barnabé, entre os rios Diana e Sandi, o terminal tem uma posição privilegiada. Além da via marítima, possui acesso pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, mais conhecida como Rodovia Piaçaguera-Guarujá. Seu terreno é cortado por uma linha férrea, facilitando o transporte de cargas por esse tipo de modal. O investimento total no empreendimento é de R$ 2,3 bilhões. O início das operações contribuirá para o desenvolvimento e competitividade do País, bem como para a geração de emprego e renda na região de Santos.


Conheça o projeto da EMBRAPORT