Taxas de frete marítimo caem 60% neste ano durante alta temporada do setor

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As taxas de envio devem diminuir ainda mais no restante do ano e em 2023, de acordo com analistas. Uma série de novos navios chegará à água nos próximos dois anos, com crescimento líquido da frota esperado para exceder 9% no próximo ano e em 2024

As taxas de frete nas principais rotas de comércio marítimo mostram tendência de queda durante o que é tipicamente a alta temporada do setor, depois que os proprietários de cargas enviaram mercadorias antecipadamente e a inflação afetou a demanda do consumidor.

O custo para enviar um contêiner de 40 pés da China para a costa oeste dos Estados Unidos agora é de cerca de US$ 5,4 mil por contêiner, uma queda de 60% em relação a janeiro, de acordo com o Freightos Baltic Index. Um contêiner enviado da Ásia para a Europa custa US$ 9 mil, 42% menos do que no início do ano. A tarifa para ambas as rotas, embora ainda acima dos níveis pré-pandêmicos, atingiu o pico de mais de US$ 20 mil em setembro passado.

As condições de mercado fizeram uma reversão acentuada em relação ao início da pandemia. As taxas de frete aumentaram cerca de dez vezes em 2021 porque interrupções na cadeia de suprimentos, atrasos nos portos e um aumento de carga fizeram co que os importadores tivessem que disputar espaço em navios cargueiros. Alguns grandes varejistas, como o Walmart, até fretaram seus próprios navios para contornar gargalos no ano passado.