Software portuário em nova versão para o próximo semestre

0
679
IMPRIMIR
Programa ajuda no planejamento do carregamento de navios cargueiros (Foto: Carlos Nogueira)
Programa ajuda no planejamento do carregamento de navios cargueiros (Foto: Carlos Nogueira)

 Por Tribuna de Santos

Uma aula dinâmica, com competição entre os alunos e reunindo vários conteúdos, para que os jovens vivenciem um pouco da prática do mercado de trabalho. Esse é o conceito de uma nova versão de uma plataforma eletrônica online utilizada pelos estudantes de cursos portuários da escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Antonio Souza Noschese, em Santos, que vai ganhar uma atualização para o próximo semestre e ficar com cara de jogo.

Na primeira versão, os estudantes planejavam o carregamento de navios, levando em consideração o destino, o peso e o tipo de contêiner. Com as novas modificações, além de eles controlarem a rotina do planejamento, passam a ser avaliados pela própria plataforma. “Fica mais fácil para o aluno entender sua evolução, perceber os problemas. Já para o professor, torna-se uma avaliação menos subjetiva, pois usamos a pontuação que ele faz no jogo para atribuir uma nota ao desempenho”, explica a professora Samanta Roveri, especializada na área portuária.

A gameficação (a utilização de técnicas de jogos) vem sendo cada vez mais utilizada como uma ferramenta educacional capaz de combater a falta de interesse e a dispersão dos alunos em sala de aula. “Nossa preocupação foi pelo fato de termos uma turma bem diversificada, mas mesmo aqueles que são da geração X (nascidas até meados dos anos 70, que acompanharam o surgimento dos computadores e celulares), gostaram da novidade”, afirma Samanta.

“Antes, a aula era toda no papel, era mais cansativa. Agora está mais interessante e chama a atenção de todos”, comenta o estudante Leonardo Nakai de França, um dos alunos que ajuda no processo de aperfeiçoamento do programa.