Senai Santos abre inscrições para MBA Internacional

0
919
IMPRIMIR
Santos-Bay-Transportes-Blog-Ponto-de-atuação-Porto-de-Santos
O MBA em Gestão Portuária terá 12 módulos e 18 meses de duração. Além disso, haverá uma etapa internacional, que será opcional aos alunos e envolve uma visita ao principal porto holandês / Alexsander Ferraz-A Tribuna

Com o objetivo de formar profissionais habilitados no setor e ainda garantir a troca de experiências entre os portos de Santos e Roterdã, na Holanda, a escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Antonio Souza Noschese, que fica na Vila Mathias, inicia as aulas do primeiro MBA Internacional em Gestão Portuária no final deste mês. Para isso, recebe currículos de alunos interessados até o dia 20.

O MBA em Gestão Portuária terá 12 módulos e 18 meses de duração. Além disso, haverá uma etapa internacional, que será opcional aos alunos e envolve uma visita ao principal porto holandês.

O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Shipping and Transport College (STC ou, na tradução do inglês, Faculdade de Transporte e Navegação), de Roterdã. De acordo com o gerente geral da instituição, Daniel Breda, objetivo é mostrar aos alunos os desafios globais enfrentados pelo setor.

“Queremos trazer a perspectiva de Roterdã e a experiência que temos nos cinco países em que estamos presentes. Estamos há 70 anos acompanhando as operações e queremos mostrar as duas facetas do setor. A primeira consiste nas questões locais e nacionais, enquanto a segunda se refere a questões globais mais amplas”, destacou o executivo.

Para ele, os gargalos e demais problemas que atingem o Porto de Santos não estão restritos apenas ao complexo. No entanto, é preciso entender as soluções que são aplicadas em um grande porto, como Roterdã, com o objetivo de garantir mais produtividade e eficiência às operações.

Para o diretor da Escola Senai, Getúlio Rocha Júnior, o grande diferencial do MBA promovido pela instituição é a troca de informações entre os executivos que atuam no porto de Roterdã e os alunos brasileiros.

“Teremos pessoas de fora para trocar experiências com esses alunos. O desenho do curso foi ratificado por empresas, em várias reuniões que fizemos. Primamos pela inovação”, explicou o diretor.

Segundo ele, também existe a possibilidade de empresas inscreverem profissionais para o curso. Alguns terminais portuários já estão planejamento incluir colaboradores neste curso de capacitação de gestores.

Detalhes do curso

No primeiro semestre, os alunos terão as disciplinas de Logística Industrial, Gestão de Portos, Gestão de Terminais e Sistemas Integrados de Modais. O último faz parte do módulo internacional.

Já no segundo semestre, haverá aulas de Planejamento das Operações Portuárias, Gestão de Manutenção em Terminais, Metodologia Científica e, ministrado pela STC, Gestão de Terminais Internacionais.

No último semestre, a disciplina de Gestão de Projetos Tecnológicos e Automação Portuária será em parceria com a instituição holandesa. Gestão de Custos Portuários, Análise de Desempenho das Operações e Gestão de Pessoal Portuário também farão parte da grade.

Graduados nas áreas de logística, comércio exterior, gestão portuária, administração, gestão públicas e engenharias fazem parte do público-alvo do curso. Entre os docentes, pelo menos três professores são estrangeiros e as aulas contarão com tradução simultânea para facilitar o entendimento dos alunos.

As aulas do MBA do Senai serão aos sábados. Os módulos internacionais serão ministradas também no período noturno, de segunda a sexta-feira. O curso custará R$ 1,2 mil por mês (sem incluir o custo da viagem a Roterdã).

Os interessados devem acessar o site www.sp.senai.br/santos, onde está disponível o edital com as informações sobre o MBA. Já os currículos de interessados deverão ser encaminhados pelo e-mail: mcoelho@sp.senai.br. A escola fica na Rua Brás Cubas, 344. O telefone é (13) 3269-8100.