Armadores adotam o “slow steaming” em seus navios

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Para diminuir osr custos na navegação o jeito mais simples é reduzir a velocidade do navio, o que também é chamado de “slow steaming”,

Operações portuárias mais rápidas e eficientes permitem operadores de embarcações a planejarem melhor suas jornadas e economizar combustível. Um arranjo melhorado de planos de baias e uma ferramenta de Simulação de Evento Discreto podem ajudar a aumentar a eficiência de terminais.

O transporte de contêineres vem aumentado drasticamente nas últimas décadas, levando-nos a várias preocupações como eficiência de navios de contêiner e operações portuárias. Além disso, depois do decréscimo da economia global em 2008, eficiência energética tornou-se uma das principais preocupações para operações marítimas. Consumo de combustível deve ser considerado como o maior custo em marinha mercante. O jeito mais simples de reduzir este custo é reduzindo a velocidade do navio, o que também é chamado de “slow steaming”, que passou a ser norma e não exceção.

Reduzir a velocidade dos navios, multiplica os efeitos positivos do índice de eficiência energética, dado que queimam menos combustível e, portanto, emitem menos gases de efeito de estufa CO2 e outros. Contribui também para reduzir significativamente as emissões de poluentes atmosféricos, tais como NOx e PM. A prática de slow steaming, é muitas vezes considerada como a forma com a melhor relação custo-benefício para reduzir as emissões de CO2, uma vez que pode ser feito sem quase nenhum custo, traduzindo-s e em economia para as operadoras.
Um representante da Maersk, a maior empresa de transporte de contentores do mundo, afirmou que a empresa opera em slow steaming com sucesso desde 2007, com diminuição da carga dos motores até 35%, sem quaisquer problemas técnicos. Pelo contrário, esta prática trouxe economia de combustível, redução de custos de manutenção e problemas operacionais. O representante da Maersk afirmou também, que a sua empresa não vê problemas técnicos na implementação do chamado super-slow steaming, o que significa diminuir a potência do motor até 90%.