Rio Tietê negocia mais comboios

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O Estaleiro Rio Tietê negocia com três empresas a produção de 12 comboios de carga seca, voltados para o transporte de produtos como soja, fertilizantes e açúcar. A informação é do diretor do estaleiro, Fábio Vasconcellos. Dos comboios que estão sendo acordados, quatro estão em estágio avançado de negociação, mas só devem ser anunciados no fim do ano. O executivo preferiu não mencionar os nomes das empresas.

 Segundo o executivo, os veículos terão capacidade de transporte semelhante a dos 20 comboios encomendados pela Transpetro, no mês passado, de 7,6 milhões de litros cada. A diferença é que os comboios de carga seca não requerem equipamentos tão sofisticados quanto os comprados pela Transpetro, que transportarão etanol e, em razão disso, utilizam em suas balsas geradores e tubulação. Com isso, o preço de cada comboio de carga seca será inferior ao de comboio de etanol, cuja unidade vendida pelo Rio Tietê à Transpetro foi de US$ 12 milhões. O diretor preferiu não estimar quanto as possíveis vendas podem gerar em receitas para o estaleiro.“É difícil quantificar as receitas que podem ser geradas com essas negociações, porque as negociações estão em estágios diferentes e a revelação de valores poderia confundir as empresas envolvidas”, disse ele, acrescentando que as quatro companhias atuam em pequena escala na Hidrovia Tietê-Paraná.“São empresas que estão querendo incrementar o transporte hidroviário, que é mais competitivo que os transportes ferroviário e rodoviário”, afirmou ele, após fazer palestra na 9ª edição da Navalshore, no Rio.

Criado há cerca de um ano, o estaleiro Rio Tietê tem em sua carteira apenas os 20 comboios encomendados pela Transpetro. A primeira unidade começa a ser produzida na última semana deste mês e será entregue em março de 2013. O último comboio está previsto para ser entregue em 2015, segundo Vasconcellos.“Com o estaleiro em funcionamento, imaginamos que vão se intensificar as negociações com essas quatro empresas”, disse. O diretor afirmou também que o estaleiro, que está a ser construído em Araçatuba, interior paulista, recebe os últimos retoques para ser inaugurado. Ele disse que os primeiros testes, como os cortes de aço, já começaram a ser feitos