O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, disse que a autoridade portuária pretende manter a dragagem do canal de acesso do Porto de Rio Grande de forma continuada, a fim de impedir o assoreamento do canal e reduzir a quantidade de material a ser dragado.
A estratégia consiste na manutenção constante das profundidades, a fim de reduzir o volume a ser dragado e os valores empregados para a execução da obra. O objetivo, segundo Klinger, é evitar a acumulação de sedimentos, que costuma gerar mais riscos para navegação e para operação, impactando a competitividade do porto.
A obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, iniciada em novembro passado, foi concluída em fevereiro de 2024. De acordo com a Portos RS, o serviço foi realizado em sua totalidade pela draga Utrecht, da empresa Van Oord.
A embarcação, de bandeira holandesa, deixou o município no último dia 30 de janeiro, após retirar 3,1 milhões de metros cúbicos de sedimentos nas áreas dos canais interno, externo e do Porto Novo. Para a realização da obra, a autoridade portuária gaúcha realizou um investimento da ordem de R$ 105 milhões, com a utilização de verbas próprias.