>Recessão II

0
437
IMPRIMIR
>
Nenhum motivo foi fornecido pelo colapso da Wadan Yards, mas a companhia, que constrói principalmente navios mercantis especializados na exploração de petróleo e comércio em condições de tempo extremas, está muito exposto à exploração de petróleo e à economia russa. Os dois mercados vêm sofrendo muito com a recessão mundial.

A Wadan Yards anunciou em fevereiro o recebimento de um empréstimo de ? 180 milhões (US$ 250 milhões) para a construção de navios sob o programa do governo federal alemão de apoio às empresas durante a crise econômica.

Ela havia recebido anteriormente ? 60 milhões do governo regional de Mecklenburg-Western Pomerania, onde os estaleiros estão localizados. O grupo adota uma postura incomum entre os estaleiros europeus sobreviventes, por se concentrar em navios de transporte de contêineres e outros navios de carga. A maioria dos estaleiros europeus constrói principalmente navios de passageiros e grandes balsas, que são bem menos sensíveis aos preços que os navios de carga, uma vez que os compradores tendem a se basear mais na qualidade que no preço.

A Wadan Yards foi formada em julho de 2008, quando a STX Europe vendeu 70% da empresa para os investidores russos, numa estratégia de redução de suas operações para se concentrar nas operações principais de construção de navios de passageiros e balsas na Finlândia, Noruega e França. Antes disso, ainda neste ano, a STX Europe havia sido comprada pela STX da Coreia do Sul, um dos maiores grupos de construção naval do mundo.