>Recessão atinge indústria naval da Alemanha

0
518
IMPRIMIR
>

Notícia publicada no Finacial Times,de Londres, deixou preocupado os economistas e o mercado como um todo na Alemanha: a recessaão que atingiu também a Europa, levou estaleiros a pedirem concordata.Dois dos maiores estaleiros da Alemanha pediram concordata, apesar de terem recebido este ano empréstimos substanciais dentro do plano de estímulo econômico do governo alemão. A Wadan Yards MTW, que opera estaleiros em Wismar e Warnemünde na costa alemã no Mar Báltico, pediu proteção contra os credores na semana passada, segundo um comunicado emitido pela STX Europe, que controla 30% da empresa.

O colapso ocorre menos de um ano após o grupo Wadan Yards ter sido formado, quando a STX Europe vendeu a maior parte de suas ações nos estaleiros para a FLC West, um veículo de investimentos controlado pelos russos Andrey Burlakov e Evgeniy Zartitsky.

O colapso da companhia é parte da crise mundial por que passa a construção naval, na medida em que proprietários de navios dão calote em pagamentos de encomendas feitas durante o prolongado boom do setor, ou os pedidos vão sendo cumpridos.

A maior parte dos segmentos da marinha mercante vêm registrando um colapso nos lucros por causa da queda da demanda, que está sendo exacerbada pela oferta excessiva de navios. Os estaleiros que pediram concordata formam a maioria do grupo Wadan Yards, que também opera na Ucrânia.