Protocolo de intenção e de cooperação com o porto de Aveiro é assinado pela Portos RS

0
120
IMPRIMIR
          As ações de cooperação assegurarão a transferência recíproca de conhecimentos técnicos

No segundo dia de realização da Intermodal South America, a Portos RS firmou com o Porto de Aveiro um Protocolo de Intenção e de Cooperação. A assinatura do ato aconteceu na tarde de quarta-feira (1), no estande da Autoridade Portuária na feira, com a presença do prefeito municipal, Fábio Branco.

O documento leva em consideração os laços históricos e culturais existentes entre Brasil e Portugal, com o objetivo de desenvolver o intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais, no domínio da atividade portuária entre as duas entidades de gestão.

O Protocolo de Intenção e de Cooperação foi assinado pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e pelo presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), Eduardo Elísio Peralta Feio. O Porto de Aveiro também está presente na feira e integra o estande da Associação dos Portos de Portugal (APP).

De acordo com o presidente da APA, Eduardo Peralta, “este protocolo de intenção e de colaboração é muito importante para o Porto de Aveiro, tendo em vista a relação que já existe com Rio Grande. Tudo que for para aprofundar a relação entre os portos que querem modernizar e inovar, como é o caso de Rio Grande, é fundamental”, garantiu ele.

“Todas as questões da transição energética estão na agenda e nós vamos aprender com o Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Sul vai aprender com Aveiro. Este é o caminho que temos para desenvolver as nossas habilidades portuárias”, finalizou ele. O Porto de Aveiro está localizado na costa ocidental da Península Ibérica.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, classificou o ato de assinatura como extremamente importante. Segundo ele, “o documento assinado tem relação com o programa Porto  Cidade e com os ideais da chamada Economia Azul, temática que viemos acompanhando de perto nos últimos tempos”, afirmou.

Klinger também lembrou o fato das cidades de Rio Grande e de Águeda, em Portugal, serem consideradas irmãs. Os laços de cooperação foram estabelecidos no ano de 1993 e permitem o estreitamento entre os dois países. Essa relação de irmandade se reflete na arquitetura, na história e na cultura rio-grandina.

O prefeito municipal, Fábio Branco, também falou sobre a assinatura do protocolo: “Para o município ela é muito importante, porque possibilita ter um intercâmbio econômico, técnico e também cultural. A região de Aveiro também possui uma conexão muito forte com a nossa cidade. Esperamos ótimos resultados”, analisou o chefe do executivo.

 

Fonte: Portos RS /  Rodrigo de Aguiar