Portos RS participa de painel que abordou os papel dos Portos na Transição Energética na Intermodal

0
165
IMPRIMIR
Projetos de energia eólica on, near e off shore, além do uso do chamado hidrogênio verde, foram expostos por Ilha aos participantes

O diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, participou do painel que teve como tema O Papel dos Portos na Transição Energética e as Oportunidades de Negócios. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira (1) e foi uma das atrações da Intermodal South America e que encerrou na quinta-feira no São Paulo Expo.

Na oportunidade, o gestor da área ambiental da Empresa Pública responsável pela administração dos portos públicos do Rio Grande do Sul abordou as iniciativas que estão sendo colocadas em prática pela Autoridade Portuária sobre esse tema. A descarbonização da matriz energética é um dos temas tratados internamente.

Projetos de energia eólica on, near e off shore, além do uso do chamado hidrogênio verde, foram expostos por Ilha aos participantes. A discussão dessa temática também motivou a Portos RS a lançar, no ano passado, a marca Portos RS – Port Energy Plataform, para incentivar a atração de investimentos voltados a essa área.

A Autoridade Portuária entende que o desenvolvimento de projetos deste porte no estado necessitarão de bases para as empresas responsáveis, o que coloca o distrito industrial de Rio Grande em evidência. Além disso, será pelo Porto do Rio Grande que chegarão os materiais e as peças para a construção destes parques fabris.

Segundo o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, “Essa revolução energética ligada à fontes sustentáveis demanda uma cadeia de suprimentos e serviços muito especializados, desde navios, piers e guindastes de grande porte e capacidade, quanto drones, robôs submarinos, automação e inteligência artificial”.

“Nossos centros de pesquisa, universidades e startups têm uma grande oportunidade de se antecipar e participar ativamente desse círculo virtuoso que se aproxima, a partir do primeiro leilão de áreas marinhas para eólicas offshore. Nossa vocação para a Economia Azul se mostra um ativo que deve ser mobilizado e potencializado nesse momento importante”, concluiu ele.

Fonte: Portos RS / Rodrigo de Aguiar