Projeto do Porto Meridional em Arroio do Sal espera obter licenciamento ambiental em 2024

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A construção do porto está orçada em cerca de R$ 6 bilhões. A estimativa é de que R$ 50 milhões já tenham sido investidos no desenvolvimento do projeto pela empresa responsável. A previsão é que o terminal tenha capacidade para transportar cargas em contêineres, a granel líquido, sólido e gasoso e também carga geral, como celulose, madeira e animais

Tendo recentemente recebido da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) habilitação para sua construção e operação, o projeto do Porto Meridional, em Arroio do Sal, progride para as seguintes etapas para iniciar a sua implantação. Segundo o presidente da DTA Engenharia (companhia contratada para desenvolver os estudos de engenharia básica e executiva e a obtenção do financiamento – funding – para concretização da estrutura), João Acácio Gomes de Oliveira Neto, a próxima fase envolve o órgão regulador conceder a outorga do direito de exploração do serviço público. Além disso, a expectativa é que no ano que vem sejam conquistadas as licenças ambientais (prévia e de instalação) para iniciar as obras do empreendimento.

Além da construção do porto em si, também é preciso construir novos acessos para facilitar a logística, segundo Heinze. O terminal será instalado às margens da Avenida Interpraias Norte, na praia de Rondinha, em Arroio do Sal. Atualmente, a ligação do ponto com a BR-101 ocorre somente pela Rota do Sol, passando por Curumim até Terra de Areia, ou via Torres.

A intenção é construir uma nova estrada ligando diretamente o porto à BR-101 em Três Cachoeiras. O percurso exigiria uma ponte sobre a Lagoa Itapeva. Nas próximas semanas está prevista uma reunião com órgãos rodoviários, a CCR Via Sul (concessionária da BR-101) e outros representantes do setor público para dar início aos trâmites.