Praticagem,um serviço essencial

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 Em Santos, a história da praticagem da barra e a organização do porto remontam ao século XIX, por volta do ano de 1870. Já no século seguinte, durante a era Vargas (1930-1945), os práticos, até então subordinados aos seus patrões, reivindicaram direitos e deveres iguais.

Getúlio Vargas, através de um decreto regulamentou o serviço de praticagem no Brasil, como instituição jurídica estabelecendo remuneração e trabalho iguais. A partir de 1961, foi assinado um decreto lei, sendo fundada uma cooperativa de trabalho vinculada ao Ministério da Marinha.

Hoje, a Praticagem de São Paulo representa 62 profissionais, que atuam na orientação da navegação das embarcações nas áreas ou acessos de um porto – no caso, os de Santos e São Sebastião (Litoral Norte do Estado). Eles realizam, em média, 31 manobras de navios por dia. A praticagem é um serviço muito utilizado nos portos e em terminais marítimos de todo o mundo,e contribui para a segurança da carga e de pessoas, por esse motivo tal serviço é imprescindível.Os práticos são fundamentais para que o fluxo de cargas seja mantido nos portos.

Prático usaram roupa e equipamentos especiais ao entrar em navio chinês que atracou no Porto de Santos (SP) em fevereiro — Foto: Marcela Pierotti/G1

Em 2020 foram muitos os desafios nessa área.Chuva, vento, marés altas e outras condições adversas fazem parte dos desafios enfrentados diuturnamente pelos práticos para realizar as manobras dos navios nos portos de Santos e São Sebastião. Nos últimos tempos, há um novo e perigoso inimigo invisível: o Covid-19. E a ameaça ficou mais evidente com as constantes manobras dos navios de cruzeiro que foram recebidos humanitariamente no porto santista, com tripulantes e passageiros contaminados pelo vírus.

Serviço essencial por lei, a Praticagem do Brasil continua cumprindo a missão de conduzir embarcações com segurança, mesmo quando há casos suspeitos da Covid-19 no navio em que embarcam.Nem sempre é possível seguir as regras básicas de prevenção, pois muitas situações estão fora do controle dos Práticos.

Desde 2009, apresentamos aqui, a importância desse serviço para a economia brasileira na formação do PIB, e os desafios para que o transporte marítimo não pare e mantenha o abastecimento do País.