Porto de Santos mantém liderança em ranking com 25 milhões de t movimentadas no 1º trimestre

0
95
IMPRIMIR
Entre as mercadorias com maior movimentação está o minério de ferro, com 87,5 milhões de toneladas. Os contêineres foram a terceira carga mais movimentada com 26,4 milhões de toneladas e crescimento de 11,5%

O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, manteve a liderança no ranking de cargas movimentadas no país, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Somente no primeiro trimestre de 2018, foram movimentadas 25,1 milhões de toneladas de cargas brutas, um crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Boletim Informativo Aquaviário do 1º Trimestre de 2018, produzido pela Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq e divulgado na última quinta-feira (7), os portos organizados e terminais de uso privado (TUP) do país movimentaram 249,2 milhões de toneladas no período. O resultado representa queda de 0,5% (1,2 milhão de toneladas) em relação ao primeiro trimestre de 2017.

Considerando apenas a movimentação dos terminais privados, houve queda de 2,3%, em comparação a igual período do ano passado. Já nos portos públicos, houve crescimento de 3,2%. Entre os portos organizados que apresentaram crescimento na movimentação de cargas no período estão os de Paranaguá, com 13,8%, Santos (9,3%), Santarém (31,4%) e São Francisco do Sul (3,9%). Já entre os portos que apresentaram queda estão os de Itaguaí, e o de Vila do Conde.

Fonte: G1