Começa a operar em Paranaguá novo Terminal de líquidos

0
103
IMPRIMIR
Paranaguá tem se tornado um destino cada vez mais frequente para a entrada de derivados líquidos no Brasil. Entre os anos de 2011 e 2017 a movimentação de líquidos pelo Porto paranaense cresceu 81%, saltando de 4,2 milhões de toneladas em 2011, para 7,7 milhões de toneladas em 2017

O primeiro navio, Falcon Maryam, vindo da Antuperpia, na Bélgica, está atracado no píer público de inflamáveis do Porto de Paranaguá, onde irá descarregar nas próximas horas 30 mil metros cúbicos de derivados de petróleo.

“Hoje, Paranaguá é o segundo Porto em movimentação de líquidos do Brasil, atrás apenas de Santos. Além disso, tivemos um crescimento neste segmento superior a 80% nos últimos cinco anos. Com este novo terminal seremos ainda mais competitivos. É um investimento muito bem-vindo e que demonstra a confiança em nossas operações”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese.

Capacidade – O novo terminal da CBL tem capacidade para armazenar 93.715 metros cúbicos de carga, divididos em 18 tanques. Já a capacidade de movimentação mensal será de 200 milhões de litros. 

O empresário Fabricio Fumagalli, do Grupo Interalli, explica que a linha de processo do terminal – que envolve desde o descarregamento do produto dos navios para os tanques, assim como dos tanques para os vagões e caminhões – é feita automaticamente.

“Investimos em tecnologia para oferecer aos nossos clientes maior segurança e confiabilidade no processo”, afirmou Fumagalli.

Com a inauguração, a capacidade de armazenamento total de líquidos do Porto de Paranaguá aumentará em cerca de 20%.

O terminal utilizará o píer público de inflamáveis de Paranaguá, em dois berços de atracação e está licenciado para o recebimento de óleo diesel, biodiesel, etanol, metanol, gasolina, nafta, entre outros.

O calado do berço permite a atracação de navios de até 48 mil metros cúbicos, com 210 metros de comprimento no berço externo e 190 metros de comprimento no berço interno.